No início da tarde de quinta-feira, 6, funcionários da secretaria municipal de Habitação de Passo Fundo estiveram no Loteamento Industrial, bairro Valinhos, para desmontar alguns barracos que haviam sido construídos no local, que pertence à administração municipal, sem qualquer tipo de consentimento. As construções de barracos haviam iniciado no dia 22 de janeiro. Além dos barracos de madeira, as pessoas que planejavam fazer a ocupação daquele local ergueram lonas, possivelmente para demarcar o território para futuras construções dos barracos de madeira. De acordo com alguns deles, nenhum comunicado ou notificação foram emitidos pela administração municipal para que eles deixassem o local.
Em um primeiro momento os funcionários da prefeitura conseguiram desmontar alguns dos barracos e retirar a madeira, mas depois, foram intimidados pelas pessoas que pretendiam ocupar a área e tiveram que deixar o local. Foi feito um contato com a Brigada Militar para que os policiais acompanhassem as ações da administração municipal. Foram destinadas três viaturas ao local com policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) e do 2º Esquadrão, mas os funcionários da secretaria de Habitação acharam por bem não retornar ao local na quinta-feira. Agora o município está programando uma nova data para retirada do restante dos barracos e barracas do local.
O procurador jurídico do município, Adolfo de Freitas informou à reportagem da Rádio Planalto que todos os barracos e barracas de lona serão desmontadas e que o material será levado porque aquela é uma área do município que está sendo destinada à instalação de indústrias, inclusive com uma delas já operando e que não será permitida a ocupação daquele terreno. Segundo ele, as pessoas que pretendiam fixar residência naquele local devem fazer é entrar em contato com a secretaria de Habitação para que possam fazer seus cadastros e futuramente receber uma residência da administração municipal.











