Grupo Planalto de comunicação

Ministério da Justiça emite nota sobre conflitos em Faxinalzinho

O Ministério da Justiça encaminhou uma nota para a imprensa, dizendo que lamenta a situação em que se encontram os conflitos entre agricultores e indígenas em Faxinalzinho/RS, e convidado para uma reunião em Brasilia, com o intuito de instalar na região uma meda de diálogos.

Confira a nota:

Nota à imprensa

Brasília, 7/5/14 – O Ministério da Justiça lamenta os recentes episódios de conflito e violência que ocorreram no município de Faxinalzinho (RS), no dia 28 de abril de 2014. Reiteramos a avaliação de que o equacionamento dos conflitos fundiários envolvendo terras indígenas no estado somente será possível por meio do diálogo e pela busca por consensos que possibilitem a composição de direitos e as garantias de dignidade e respeito aos direitos humanos.

Enfatizamos que o modelo de Mesa de Diálogo adotado no estado do Mato Grosso do Sul  mostra-se como a melhor alternativa que se apresenta, e que pode ser adaptado à realidade do estado do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, convidamos os representantes dos agricultores do estado gaúcho e lideranças indígenas para reunião de instalação da Mesa de Diálogo – RS, a realizar-se em Brasília (DF), no dia 22 de maio de 2014.

Nessa reunião serão apresentadas as propostas de compensação de reassentamento, ou qualquer outra que seja adequada aos casos concretos, e que foram amplamente debatidas no âmbito do governo federal para solucionar os conflitos fundiários relativos a terras indígenas, observando a garantia dos direitos de todos os envolvidos.

Ministério da Justiça

Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais