Grupo Planalto de comunicação

Escola Coronel Lolico desenvolve “Recreio Direcionado” para os alunos

Já imaginou professores, alunos e funcionários, todos interagindo juntos na hora do recreio? Bem, essa é a realidade da Escola Municipal Coronel Lolico do bairro Tupinambá. Após um pedido feito pelos alunos, a direção e coordenação da escola iniciaram esse projeto que possibilita que as crianças possam praticar atividades recreativas durante o tempo de descanso.

Este tipo de atividade possibilita que os estudantes interajam entre si e manifestem seus sensos de organização e responsabilidade. Para os professores e funcionários é uma maneira mais fácil de controlar e zelar pelo bem estar e segurança dos alunos. “Antes de iniciar essa ideia nós tínhamos uma maior dificuldade em manter os alunos reunidos na escola, e eles saiam para a rua. Hoje eles se sentem mais confortáveis e entusiasmados a ficar dentro da escola e usufruir desse ambiente, o que facilita o nosso cuidado pela segurança dos alunos”, afirma a professora Margarete da Silva, diretora da escola.

As crianças podem jogar ping-pong, pebolim, brincar no pátio, e dentro de alguns dias será instalada uma cesta de basquete, dando mais uma opção recreativa para os estudantes. “Cada turma sabe o momento e o dia que pode brincar com determinados brinquedos; eles se organizam sozinhos quanto a isso, e tem dado muito certo”, conclui Margarete.

Projeto de Inclusão Digital

Há menos de dois meses atrás a Escola Coronel Lolico foi a primeira contemplada com o programa de Inclusão Digital, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Passo Fundo. 30 tabletes e 30 notebooks foram entregues à instituição e já estão sendo usados pelos estudantes.

Segundo Bruno Phillipsen, coordenador dos anos finais, o projeto que ainda está em sua etapa inicial já está beneficiando os alunos. “Antes nós tinhamos um laboratório de informática com 30 computadores, e nós podíamos trabalhar com uma turma de cada vez. Hoje com todos os dispositivos novos que chegaram nós podemos trabalhar com mais de uma turma simultaneamente, aumentando ainda mais a inserção dos alunos no meio digital”.

A instituição ainda passa por um pequeno problema de acesso à internet, em virtude da antiga estrutura de instalação da escola, mas a Prefeitura já encaminhou a solução para o problema e em breve uma nova rede de internet será instalada na Coronel Lolico.

Facebook
Twitter
WhatsApp