O secretário municipal, Dr. Luiz Arthur Rosa Filho, participou do programa Entre Nós, dessa segunda-feira, na Rádio Planalto AM (730). Das 11h às 11h foi tratado sobre as doenças sexualmente transmissíveis, com medidas de prevenção e como está o atendimento em Passo Fundo.
De acordo com o secretário, uma atenção especial na sua pasta está sendo dada para a questão da sífilis. A doença pode ser considerada um caso de saúde pública no município. É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas, que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado.
Ainda sobre os perigos de contágio, o secretário destacou a preocupação com as prevenção aos casos de AIDS. Passo Fundo possui atualmente em torno de 800 casos de infectados cadastrados. O número pode ser ainda pode ser maior, de acordo com Luiz Arthur Rosa Filho. Isso em função das pessoas que tiveram contato com portadores da doença e não realizaram exames.
O programa Entre Nós também contou com a presença da médica Daniela Ghelen Klaus. A apresentação foi de Manoela Corralo e Leandro Fonseca.











