O Coro e Orquestra Infanto-Juvenil, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizou nesta semana sua primeira atividade. Participaram os integrantes do projeto – mais de 40 crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas, com idades entre 7 e 14 anos – seus pais, os instrutores dos grupos artísticos e a equipe da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF. Durante o encontro, os participantes tiveram um primeiro contato com a música ao assistirem às apresentações dos grupos artísticos de extensão Coral Universitário, Núcleo de Violinos Suzuki, Big Band e Musicografia Braile.
Além de constituir um Coro e uma Orquestra formada por crianças e adolescentes de escolas públicas de Passo Fundo, o projeto tem entre seus objetivos inserir os participantes no meio acadêmico, ao apresentar novas possibilidades e despertar interesses em atividades até então desconhecidas. “O projeto tem uma função social que vai além da arte”, explica Joseani Perin, da Divisão de Assuntos Comunitários. Para o maestro Fernando Montini, a iniciativa utiliza a música como meio para a formação de cidadãos.
Roselaine do Prado, moradora do Loteamento Nonoai, acompanhou as três filhas, de 8, 10 e 14 anos, na primeira atividade do projeto. “Recebemos o convite na escola onde elas estudam, Adelino Pereira Simões, e eu achei interessante porque elas gostam de música. É bom aprender algo novo, ter uma atividade além das aulas”, comentou a mãe de Ana Júlia, Maria Eduarda e Lavínia, que estão na expectativa dos primeiros ensaios.
Os participantes terão ensaios semanais no Campus III da UPF, coordenados pelos maestros Fernando Montini e Ademir Camargo, do Coro, e Rodrigo Ávila, da Orquestra. Instrumentos de cordas, de sopro, de percussão e de teclas serão praticados pelos integrantes da proposta.
Foto: Carla Vailatti/Assessoria UPF.