A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização e prevenção do suicídio, rompendo o silêncio e promovendo diálogos sobre saúde mental e incentivando a busca por ajuda. Com esse objetivo, a Secretaria da Saúde de Ernestina promoveu na última terça-feira, dia 23 de setembro, um encontro para a comunidade com profissionais da saúde no Salão da Comunidade Católica.
A programação oportunizou explanações do médico Geisson Hahn e da psicóloga Orfila Rafaela Trindade da Silva, que conduziram reflexões sobre saúde mental, prevenção, empatia e acolhimento. Ao final, o educador físico Geisson Wolffart envolveu os participantes com exercícios e alongamentos, encerrando o encontro com leveza e bem-estar.
A secretária municipal de Saúde, Raquel Altmann, comenta sobre a importância do cuidado coletivo com a saúde emocional. “Estamos falando de um tema delicado, mas necessário. Nosso objetivo é oferecer informação, apoio e acolhimento, mostrando que ninguém está sozinho. A saúde mental precisa ser prioridade todos os dias e a nossa qualificada equipe de profissionais da Secretaria da Saúde está à disposição para acolher as pessoas que precisam de ajuda”, disse a secretária.