Em um movimento de articulação política com foco em pautas estruturais do Rio Grande do Sul, o pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Luciano Zucco (PL), entregou neste sábado (11), ao senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), um manifesto com quatro demandas prioritárias que exigem encaminhamento e apoio da União para avançar.
O manifesto, intitulado “Um primeiro compromisso com o Rio Grande” , foi entregue antes do ato de lançamento da pré-candidatura de Zucco, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. A iniciativa busca vincular a agenda estadual a um compromisso nacional, alinhando prioridades do Estado a uma eventual agenda de governo federal.
Segundo Zucco, o documento busca antecipar compromissos e dar centralidade a temas considerados prioritários para a retomada do desenvolvimento do Estado.
“Estamos tratando de pautas em que a atuação política e a articulação nacional são fundamentais, algo que não tem sido feito atualmente e é mais um dos motivos para que o nosso Estado tenha crescido tão pouco. O que buscamos aqui é compromisso com soluções concretas para o Rio Grande do Sul e esse alinhamento será fundamental para fazer com que essas pautas possam avançar”, afirmou Zucco.
O manifesto reúne quatro eixos considerados estratégicos para o Estado: a securitização das dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos; a recuperação da malha ferroviária do Sul; a retomada de obras rodoviárias estratégicas — como a duplicação da BR-290 e a extensão da BR-448 —; e a renegociação da dívida com a União, com foco na ampliação da capacidade de investimento em infraestrutura e segurança hídrica.
O documento também contextualiza os impactos recentes de eventos climáticos extremos e aponta a necessidade de respostas estruturais para aumentar a resiliência econômica e produtiva do Estado. Ao receber o documento, Flávio Bolsonaro destacou a relevância das pautas apresentadas e sinalizou alinhamento com as demandas do Estado.
“O Rio Grande do Sul tem um papel estratégico para o país, e essas pautas precisam estar no centro do debate nacional. São demandas legítimas, que dialogam com desenvolvimento, infraestrutura e apoio a quem produz. Os gaúchos podem ter certeza que esses assuntos terão nossa atenção”, afirmou.










