O final de semana apresentou temperaturas absolutamente incomuns para o mês de fevereiro no Rio Grande do Sul com marcas abaixo de 10ºC na esmagadora maioria das cidades gaúchas. Em Passo Fundo, o termômetro marcou 7,9ºC.
Uma massa de ar frio de excepcional intensidade foi impulsionada para as latitudes médias da América do Sul inicialmente por um ciclone intenso perto da Antártida no meio da semana e na sequência por um ciclone bomba que se formou a Leste da Argentina a partir de uma baixa pressão que se aprofundou na foz do Rio da Prata.
Foi um frio histórico no Rio Grande do Sul. Poucas vezes nos registros climáticos a temperatura caiu tanto nesta época do ano como no dia de hoje. Destacam-se episódios em 1924, 1935, 1941, 1949, 1962 e 1971 e 2020. A grande maioria das estações oficiais, do Instituto Nacional de Meteorologia, anotou marcas de um dígito no começo deste sábado no Rio Grande do Sul.
NEVE EM BUENOS AIRES: Quase inacreditável. Neve e cume de pico nevado na província de Buenos Aires, na Argentina, em fevereiro. Moradores, espantados, dizem que nunca se tinha visto paisagem branca em pleno verão, de acordo com informações da Metsul Meteorologia.
A SEMANA: A segunda-feira, 20, começou com chuvas. A temperatura não passará dos 19ºC em Passo Fundo. O período ensolarado deve marcar presença na terça-feira (21) e na quarta-feira (22). Haverá uma rápida elevação, chegando aos 28ºC. A partir de quinta-feira, as chuvas deverão retornar.