O prefeito Pedro Almeida considera que, com o programa Cuidando da Gente, são desenvolvidas ações que têm como objetivo principal facilitar o acesso das pessoas às políticas públicas. “É um trabalho humanizado dos nossos servidores que estimula a assistência com base nos direitos de todo cidadão e que também é voltado às pessoas que, por algum motivo, estão vivendo nas ruas da cidade”, afirma.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, explica que a ronda social é realizada diariamente e, diante do frio, reforçada para convidar as pessoas que estão nas ruas a acessarem a Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá, que oferece abrigo e alimentação, e o Centro POP Júlio Rosa, que realiza o encaminhamento de demandas pessoais. “Temos uma van nova, entregue no ano passado, para essas ações. A abordagem, junto com assistente social, conversa com as pessoas e fala sobre os serviços”, salienta, enfatizando que a adesão cabe aos indivíduos, não sendo uma obrigatoriedade.
Para as pessoas que recusam ser direcionadas até esses locais, são deixados cobertores. A Secretaria, inclusive, está fazendo a arrecadação dos agasalhos e quem quiser fazer a doação pode deixá-los na Rua Morom, número 2022, Centro.
Além de convidar para a rede de atendimento, a abordagem orienta a população em situação de rua sobre as iniciativas do Município que geram oportunidades. “Também propomos a entrada no Programa Apoiar e Comprometer, o PAC, que incentiva o trabalho e oferece 80% do salário e sacola econômica”, destaca Spinelli.
Paralelamente à abordagem, o Ambulatório na Rua promove atendimentos em Saúde com enfermeiro, médico e assistente social. Uma van roda a cidade duas vezes ao mês ou, ainda, é mediante solicitações. “No ano passado, com o Ambulatório na Rua, foram viabilizadas mais de 90 internações”, pontua o secretário.
Programa Cuidando da Gente e rede de acolhimento
A Prefeitura de Passo Fundo conta com uma ampla rede de atendimento às pessoas em situação de rua. O programa Cuidando da Gente proporciona serviços de cunho social, mapeando situações de vulnerabilidade e violação de direitos e atendendo a população que está nas ruas.
– Centro POP
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Júlio Rosa (Centro Pop) é a porta de entrada para a assistência. Localizado na Rua Morom, 2649, próximo da Biblioteca Pública Municipal, o espaço acolhe as pessoas com alimentação, higiene pessoal e atendimento psicossocial. A partir dessa interação, os profissionais do Centro fazem os encaminhamentos necessários para inserir as pessoas em situação de rua na rede de saúde. No local, também são promovidas atividades para o fortalecimento de vínculos familiares e o acesso à provisão de documentação civil.
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 14h
Telefone: 54 3314-5278
– Casa de Passagem
A Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá – conhecida como Albergue Municipal – fica na Rua Uruguai, 266, nas proximidades do CTG Lalau Miranda. Neste local, é oferecido acolhimento imediato, emergencial e provisório durante as noites para pessoas adultas de ambos gêneros ou famílias em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência e/ou pessoas em trânsito (transeuntes) e sem condições de autossustento.
A casa conta com 30 vagas e profissionais de diversas áreas e atuações sociais, promovendo o encaminhamento para as demais estruturas dos serviços públicos.
Horário de funcionamento: 24 horas
Telefone: 54 3314-6180
– Abordagem social
A abordagem às pessoas em situação de rua é especificada no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, em Passo Fundo, ocorre em tempo integral. Com a perspectiva da garantia de direitos, equipes de abordagem percorrem a cidade com uma van para conversar com essa população, identificar as suas necessidades imediatas e convidá-la para acessar a rede de serviços socioassistenciais e políticas públicas.
Horário de funcionamento: 24 horas
Telefone: 54 99193-9597