Felipe Burgel, cinco anos, de Nicolau Vergueiro-RS, vai disputar o título na modalidade vaca parada piazinho, no 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, em Irati-PR, de 20 a 23 de julho de 2023. Ele irá representando o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). O garoto, prodígio no tiro de laço, participará pela primeira vez de uma competição nacional, embora acumule, mesmo na sua precocidade, 22 vitórias em torneios de tiro de laço e rodeios municipais e regionais. No FECARS, Festa Campeira do Rio Grande do Sul, em Santa Cruz do Sul, ele conquistou o terceiro lugar.
Aluno do jardim, os pais Rafael Burgel e Bianca Bonacina Manica, relatam que o filho começou a laçar com apenas um ano e nove meses e conquistou o primeiro título aos três anos. Para ficar na escola, era preciso levar a vaquinha parada. Somente aí ele se distraía nos intervalos e motivava os colegas a brincar de tiro de laço.
A motivação de Felipe vem de berço. Além da família morar no campo e lidar com agricultura o pai também é laçador no Piquete Lenço Branco, fundado pela família Burgel.
[foto=109244]
[foto=109245]