Em reunião nesta quarta-feira (12) com o secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, apresentou o projeto de criação da Cidade da Polícia Civil. A estrutura, que deverá ser construída em uma área de 12 mil metros quadrados no antigo campo Delmar Sitoni, serviria para abrigar as diferentes estruturas da Polícia Civil em Passo Fundo. O movimento feito pela Prefeitura a favor da Segurança Pública foi construído em conjunto com o deputado federal Luciano Azevedo e as forças policiais.
“A Prefeitura está disposta a fazer um grande investimento para garantir uma estrutura centralizada para agrupar as polícias de Passo Fundo. Para isso, buscamos a parceria do Estado, que demonstrou estar disposto a criar as condições necessárias para que o projeto saia do papel”, afirmou o prefeito Pedro.
A proposta do Município é fazer uma permuta com o governo para utilizar imóveis do Estado que possam abrigar equipamentos públicos municipais. Dentro do acordo, o Município construiria a estrutura para sediar as delegacias e órgãos policiais na área do antigo Delmar Sitoni.
O secretário Caron elogiou a iniciativa de Passo Fundo de valorizar as forças policiais e auxiliar na qualificação do trabalho realizado, pensando em uma estrutura que dará melhores condições para os servidores da Segurança. Caron pediu agilidade para a equipe das secretarias estaduais de Segurança e de Planejamento, para que façam as avaliações necessárias dos imóveis do Estado em Passo Fundo e possam avançar no projeto.
O delegado regional de Polícia, Adroaldo Schenkel, valorizou o esforço do Município. “É um passo muito importante para a melhoria dos trabalhos da Polícia Civil esse projeto do Município de construir a Cidade da Polícia. Temos uma carência histórica de imóveis da Polícia em Passo Fundo e essa é sem dúvida uma iniciativa que vai trazer muito resultado para o trabalho da Polícia Civil e para a Segurança da nossa cidade”, afirmou.
A previsão é de que o Estado apresente as avaliações em cerca de 60 dias para que a parte burocrática seja superada e as obras iniciem no próximo ano.