No dia 5 de outubro, a APAE de Passo Fundo realizará em seu auditório uma capacitação para aqueles que têm interesse ou envolvimento com esporte paralímpico, especialmente professores de educação física e fisioterapeutas. A formação em “Bocha Adaptada”, será ministrada pelo coordenador de Educação Física da Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Antoni. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de outubro junto à instituição passo-fundense.
A Bocha Adaptada é um esporte praticado por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. Os participantes ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos das bolas. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
O professor de Educação Física da APAE, Alexandre da Luz de Oliveira, explica que capacitações como esta são importantes para a propagação do esporte inclusivo. “O nosso objetivo é preparar profissionais de diferentes áreas, nesse momento com noções básicas sobre bocha, para que possam trabalhar com o paradesporto de maneira abrangente”, destaca. Oliveira conta que a instituição está iniciando um projeto para inclusão de alunos e usuários nesta modalidade: “Essa é uma proposta da nossa Escola Especial Alice Sana Costi e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte”.
A capacitação acontece das 08h30 às 12h e das 13h20 às 16h30. Haverá certificado. Informações e inscrições pelo telefone (54) 98432-9199.