Grupo Planalto de comunicação

Agricultoras gaúchas líderes unidas em encontro estadual da Fetag/RS

O STR Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano foi um dos sindicatos dos trabalhadores rurais presente no VIII Encontro Estadual de Mulheres Dirigentes Sindicais, evento promovido pela Fetag-RS, em Porto Alegre, na quarta e quinta-feira, dias 08 e 09 de novembro. Nesta edição, o evento envolveu mais de 300 mulheres líderes do movimento sindical rural gaúcho com abordagens sobre a temática “Mulheres que inspiram mudanças”.

A presidente do STR Passo Fundo, Marinês Scapini Penz, acompanhou o evento integrando a comitiva da Regional Sindical Passo Fundo. No primeiro dia da programação, o encontro iniciou com um acolhimento caloroso seguido por uma mística de abertura, preparando o terreno para uma série de falas políticas inspiradoras de lideranças femininas, incluindo a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais, que discutiu sobre a 7ª Marcha das Margaridas realizada em 2023. À tarde, Vera Miranda apresentou uma palestra motivacional intitulada “Faça a Vida Florescer”, seguida de uma noite cultural com a apresentação de talentos femininos, momento de celebração e reconhecimento das capacidades e talentos culturais das mulheres no setor.

Na quinta-feira, dia 09, o evento proporcionou novas atividades enriquecedoras. Uma roda de conversa sobre mudanças climáticas oportunizou novos conhecimentos sobre agroflorestal, agroecologia, cadernetas agroecológicas e quintais produtivos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Além disso, o evento incluiu uma conversa sobre Saúde da Mulher com Elisa Portela, um momento emocionante com relato de superação de câncer de mama, estimulando as mulheres quanto aos cuidados preventivos na saúde.

A presidente Marinês Scapini Penz parabenizou a Fetag-RS pela organização e destacou a importância de momentos como esse para o movimento sindical rural. “Agradecemos a Fetag-RS, a todas as pessoas envolvidas na organização deste belo, importante e necessário encontro estadual de mulheres. O evento cumpre o papel de reconhecer e impulsionar as mulheres na liderança sindical rural. É uma fonte de inspiração e empoderamento para todas nós, mostrando que podemos ser agentes de mudança significativa em nossas comunidades”, afirmou a presidente Marinês após o evento.

CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO

Facebook
Twitter
WhatsApp