Grupo Planalto de comunicação

Passo Fundo chega a 16 casos confirmados de dengue em 2024 A atualização foi feita nesta quinta-feira, 15, pela Secretaria Estadual de Saúde

Foto: Freepik

Passo Fundo chega a 16 casos de dengue. Seis novos casos da doença foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde na nova atualização.

Outros 98 estão em investigação. Ao todo, foram 226 notificações.

Confirmados oficialmente, são três mortes no ano de 2024 no estado do Rio Grande do Sul, ocorridas nos municípios de Tenente Portela, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa.

No estado são 4.045 casos confirmados, conforme dados disponibilizados nesta quinta-feira, 15.  São considerados infestados no estado 466 municípios.

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase
crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.

A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.

Facebook
Twitter
WhatsApp