Grupo Planalto de comunicação

Lideranças de Passo Fundo se reúnem para discutir papel estratégico do Município no enfrentamento da crise do Estado

Foto: Michel Sanderi

Passo Fundo está tendo papel estratégico fundamental no enfrentamento da crise vivida pelo Rio Grande do Sul e no atendimento aos municípios atingidos pelas inundações. Com o segundo* maior aeroporto em operação do estado no momento e com o Centro de Armazenamento e Distribuição de Doações localizado em um pavilhão de 26 mil m2, a cidade se torna uma referência em logística para o recebimento e encaminhamento de produtos para os demais municípios.

Nesta segunda-feira (13), lideranças da cidade e representantes de diferentes poderes estiveram reunidos com o prefeito Pedro Almeida para discutir as ações que estão sendo tomadas. O prefeito destacou a importância desta ação integrada diante das intempéries recentes: “Desde o início de maio, antecipando as adversidades climáticas, Passo Fundo vem se preparando para enfrentar os desafios e proteger nossa população, que é nossa prioridade. As chuvas exigiram uma resposta ágil e coordenada. Graças aos investimentos em infraestrutura e ações ambientais realizadas nos últimos meses, conseguimos minimizar os impactos dessas chuvas em comparação ao ano passado e aos estragos registrados em outros locais. Agora, em parceria com o governo do Estado e atendendo ao chamado da Defesa Civil Estadual, nos empenhamos em oferecer suporte logístico, sendo Passo Fundo a maior cidade com capacidade para ajudar todo o Estado”, observou o prefeito.

O deputado federal Luciano Azevedo reforçou o compromisso público de trabalho contínuo para aliviar os impactos da crise: “Estamos cumprindo nosso dever em momentos como este, mobilizando recursos e colaborando com as instâncias necessárias para atender às demandas emergenciais. Como interlocutor junto ao governo federal, busquei agilizar a liberação de recursos para socorrer o Estado. Estou aberto a sugestões e prontos para agir em conjunto com todas as instituições presentes”, declarou o deputado.

A coordenação da logística das doações está a cargo da Defesa Civil do Estado, garantindo a distribuição eficiente e organizada para as famílias necessitadas. O processo envolve a triagem no CTG Lalau Miranda, o armazenamento e distribuição no Centro de Distribuição da Prefeitura e a entrega final conforme as necessidades identificadas. “Não há uma outra área no Estado com essa magnitude que temos em Passo Fundo. Fazemos no Centro de Distribuição o controle de entrada e saída de itens e estamos trabalhando junto com o governo, com o município e com a União para que possamos ter cada vez mais uma coordenação deste processo. A nossa função como Defesa Civil é dar abastecimento contínuo e sustentável até o final da crise”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Darci Bugs.

Até o momento já foram doadas cerca de 700 toneladas aos municípios atingidos. Entre as cidades auxiliadas estão: Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Barra do Rio Azul, Canoas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul, Encantado, Erval Grande, General Câmara, Guaíba, Lajeado, Muçum, Putinga, Relvado, Roca Sales, São Leopoldo, Travesseiro, Vale do Sol, Vera Cruz, Vespasiano Corrêa.

O presidente da Câmara, Saul Spinelli, observou que, embora o impacto das chuvas em Passo Fundo tenha sido em escala muito menor, o Município também encontra dificuldades para receber alguns produtos que vêm de outras regiões, como insumos para os hospitais. “Teremos ao longo do tempo uma tarefa muito grande de todo o Rio Grande do Sul para reconstruir o Estado e Passo Fundo não é uma ilha. Muita coisa está funcionando bem, mas outras já estão sendo impactadas, produtos que são vendidos no comércio, produtos que precisam ser levados para outras regiões”, observou o vereador.

A reunião contou com a participação do representante do governo do Estado, Mateus Wesp, secretários municipais, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, do Judiciário Estadual, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual e da Procuradoria Geral do Estado, demonstrando a sinergia e colaboração entre as diversas entidades para enfrentar os desafios decorrentes das enchentes e oferecer apoio às comunidades afetadas.

*Matéria atualizada às 14h48 em função do Aeroporto de Caxias retomar as operações normais

Fonte: PMPF

Facebook
Twitter
WhatsApp