O Grupo de Voluntários de Passo Fundo anunciou o encerramento do recebimento de doações para as famílias atingidas pelas enchentes, junto ao Centro de Eventos da UPF. Dessa maneira, os interessados em colaborar deverão procurar os pontos oficiais de coleta.
Segundo o Grupo, Passo Fundo, carinhosamente, se mobilizou e solidarizou-se com os atingidos pelas chuvas. No dia 02 de maio foi iniciada uma campanha de arrecadação de doações, cujo objetivo era suprir as necessidades básicas dos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Foram 18 dias de muito trabalho e dedicação de voluntários civis, independentes que abdicaram do seu tempo e de suas atividades particulares em prol de quem mais necessitava.
A iniciativa inicial se deu através de um pequeno grupo, que dia a dia foi crescendo. Foram recebidas mais de 350 pessoas em um único dia da ação. Foram recebidos e distribuídas aproximadamente, 3 mil toneladas, via terrestre e aérea (através de carros, caminhões, carretas, caminhonetes, aviões e helicóptero), que gentilmente voluntários levaram até as localidades que necessitavam das doações.
O grupo destaca a ação de particulares que se deslocavam com seus veículos atendendo a quem necessitava e de empresários que disponibilizaram suas carretas, caminhões, aeronaves e pilotos para transportar e entregar as doações onde nos era solicitado. Os destinos das doações foram Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Rio Pardo, Triunfo, Alvorada, Lajeado, Putinga, Canoas, Roca Sales, Muçum, Gravataí, Porto Alegre, Eldorado do Sul, Jacarezinho, dentre outras localidades. “Nos confiaram doações pequenas. Nos confiaram grandes volumes. Nós honramos cada alimento recebido, roupa, ração, cobertor, água, colchão, cada doação que chegou até nossas mãos. Separamos, embalamos, identificamos, destinamos com toda logística que estava ao nosso alcance, com suporte de inúmeras mãos de Voluntários civis, das mais variadas profissões, que, inteligentemente, criaram uma logística para arrecadar doações, realizar uma triagem e distribuir nas localidades atingidas pelas enchentes. Destacamos que tudo que foi recebido está sendo destinado a quem precisa!”, aponta o grupo.
No dia 19 de maio, às 20 horas, foi encerrado o recebimento de doações no Centro de Distribuição da UPF.
Fica o agradecimento a cada voluntário e aos empresários que deram força a essa ação. “Agradecemos a cada um que, da sua forma, participou e engradeceu este movimento pelo bem das inúmeras famílias afetadas pelas enchentes”, finaliza o comunicado do Grupo de Voluntários de Passo Fundo