Grupo Planalto de comunicação

Agricultores perdem grande parte da lavoura de trigo

Final de novembro de 2023 e ainda há produtores colhendo trigo. Grande parte das lavouras estão com os grãos em germinação na própria espiga. Esses produtos não servem para farinha e são destinados às fábricas de ração, com valores totalmente aviltados. O preço da saca de 60 kg, para trigo bom está oscilando na faixa de R$ 62,00 na região de Passo Fundo. No ano passado alcançou os R$ 100,00. Quando o produto vai para a ração animal, como está acontecendo, o preço muitas vezes, é inferior a metade do valor comercial. O prejuízo é inevitável. O consultor Cláudio Doro, que dá assistência a agricultores na região norte do Rio Grande do Sul, disse que desconhece produtor, esse ano, que tenha conseguido pagar a conta da lavoura vendendo o trigo nesses patamares de preço, porque mesmo que tenha apresentado qualidade para farinha, o rendimento por hectare foi muito inferior.

Enquanto no ano passado, muitas lavouras apresentaram rendimentos de 80 a 90 sacas por hectare, nesse ano tem sido comum o registro de médias de apenas 30 a 35 sacas por hectare.

Outra consequência para os produtores rurais com o atraso na colheita é a demora da entrega da terra para o cultivo da soja. O período mais recomendando para o plantio da soja, que apresenta as melhores produtividades, é até o dia 15 de novembro. O final do mês está chegando e ainda não foi semeada nem a metade da área prevista de cerca de 6,5 milhões de hectares.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais