Grupo Planalto de comunicação

Alternativas de transporte para a Expointer são discutidas

Foto: Divulgação Seapi

A organização da 47ª Expointer debate alternativas para o transporte do público para a feira que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio. Com algumas estações da Trensurb sem operação desde maio por motivo da calamidade pública instalada no RS, a possibilidade de criação de uma linha de ônibus direta de Porto Alegre para a Expointer foi aventada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

A reunião, nesta quarta-feira (10/7), contou com a participação do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, do presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, e do diretor superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe.

O secretário Kuhn destacou a importância da feira e de sua realização para a retomada econômica do Estado, após a catástrofe climática, e mencionou a necessidade de “reforçarmos o transporte durante o período da feira, tendo em vista a quantidade de público que se desloca até a Expointer, muitos vindos da Capital e de cidades da região Metropolitana. Queremos construir alternativas conjuntas para atender melhor as pessoas”.

Atualmente a Trensurb está operando as linhas de Novo Hamburgo até a estação Canoas com intervalos entre trens de 18 minutos. A meta da empresa, segundo o presidente, é retomar a operação até a estação Farrapos, em Porto Alegre, até o dia 20 de setembro, período posterior à feira. Como solução emergencial, Fagundes destacou que a Trensurb está fazendo a contratação de ônibus que vão atender os passageiros, a partir do próximo sábado (13/7), fazendo a integração da estação Mathias Velho até o centro da Capital, e vice-versa, sem custo adicional para os usuários do metrô . “A Expointer é nosso maior evento, nosso período de maior arrecadação, mas no momento, em razão das subestações de energia não estarem todas em operação, não conseguimos diminuir o intervalo das viagens, que hoje é de 18 minutos. Vamos contratar ônibus enquanto não estivermos em operação plena, para completar a viagem no trecho entre Mathias Velho e Centro de Porto Alegre e não penalizar os usuários”, destacou.

A Trensurb garante o atendimento para a Expointer dentro da situação de emergência e com incremento de ônibus, se necessário, para o período da feira.

O diretor superintendente da Metroplan, Hörbe, salientou durante a reunião a possibilidade de criação de uma linha de ônibus reforço para atender especificamente a Expointer, saindo de Porto Alegre e indo direto para o Parque Assis Brasil. Uma nova reunião será marcada entre a Seapi e a Metroplan para discutir as necessidades e detalhes técnicos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais