Amamentar é um gesto de amor, um momento único e extremamente importante para a mãe e o bebê. Além de fortalecer os laços de afeto, este gesto traz benefícios ao longo de suas vidas. O ato de amamentar faz parte do dia a dia de muitas mães e bebês que são atendidas no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo. Na Maternidade e unidades que atendem bebês a amamentação é incentivada e preconizada pelos profissionais. Uma equipe multiprofissional oferece suporte à mãe e ao bebê para que o aleitamento materno seja exitoso e ofereça todos os benefícios à eles. Como forma de reforçar a Campanha Permanente de Aleitamento Materno do HSVP, na Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto, o HSVP irá promover diversas atividades.
No HSVP, é logo após o nascimento, ainda no Centro Obstétrico (CO), que o bebê é induzido pelos profissionais a mamar. O incentivo tem continuidade na Maternidade durante a recuperação da mãe. Se o bebê não apresentar condições clínicas favoráveis para mamar, a mãe pode utilizar a Sala de Coleta de Leite Materno, onde retira o leite que será disponibilizado para o bebê. As mães também têm a assistência nutricional para melhorar a produção do leite, além de assistência fonoaudiológica. “Nós realizamos campanha permanente de amamentação. O enfermeiro ou médico, vai até o quarto da mãe e orienta sobre os cuidados com a mama, a importância da amamentação, a pega correta, levamos um boneco para demonstração e também entregamos uma cartilha com orientações”, destaca Francielle Bonkevich, enfermeira especialista em materno-infantil, da Maternidade do HSVP.
Os benefícios da amamentação são inúmeros. Conforme Francielle, um bebê amamentado pela mãe perceberá essas vantagens a curto e longo prazo. “O aleitamento materno ajuda a prevenir doenças infecciosas, doenças alérgicas, estimula o desenvolvimento da musculatura e ossos da face, e de uma arcada dentária melhor. Aumenta a capacidade cerebral da criança, ou seja seu QI e diminui cáries, cólicas, pneumonias e diarreia. Ainda quando adulto, o bebê que recebeu leite materno vai ter menos problemas cardiovasculares, como hipertensão e diabetes, e menor propensão a desenvolver alguns tipos de câncer”, salienta a enfermeira, enfatizando ainda que o Ministério da saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e a continuidade até os dois anos.
Posição do bebê é essencial para o sucesso da amamentação
“A amamentação é uma arte e requer paciência e tranquilidade da mãe. Não é porque não deu certo, ou porque a mãe não tinha leite no primeiro dia, que tem que desistir. A insistência e a técnica trazem sucesso a amamentação”, pontua Francielle sobre as técnicas do aleitamento materno. Segundo ela, a tranquilidade e a confiança da mãe também são fundamentais para o êxito no aleitamento materno. “A posição do bebê é essencial para a amamentação. O bebê deve ficar posicionado de frente para o mamilo, virado para o corpo da mãe, desenrolado e sem roupas apertadas, com o queixo tocando a mama e o nariz livre. O bebê não tem que pegar só o mamilo, deve pegar um dedo após este. Caso a mãe precise ficar afastando o seio com o dedo é sinal de que a posição está incorreta, e o bebê não vai conseguir mamar direito, além de que pode ocorrer um trauma mamilar, um dos fatores que faz com que a mãe pare de amamentar”, explicou a enfermeira, reiterando que a vontade da mãe e o apoio da família são diferenciais no processo da amamentação.
Mesmo após receber o apoio multiprofissional, algumas mães ficam com dúvidas a respeito da amamentação, após a alta. Pensando nisso, o Hospital São Vicente de Paulo disponibiliza o Disk Amamentação, um serviço que orienta as mães que estão com dúvidas em casa. “O serviço está disponível para todas as mães, indiferente se ela teve o bebê aqui ou não. Quando o problema não é solucionado pelo telefone, a mãe vem até a maternidade e nós prestamos o atendimento. O número do Disk Amamentação é o (54) 3316.4037. Em 99% dos casos atendidos, nós tivemos chance de sanar essas dúvidas”.
Curso de Gestantes ajuda incentivar a amamentação
Além de incentivar o aleitamento na Maternidade, o HSVP orienta e prepara as mães ainda durante a gestação através, do Curso de Orientação às Gestantes, oferecido gratuitamente pela instituição. “O ideal seria que as mães fossem orientadas desde o pré-natal, da importância da amamentação e com o curso isto se torna possível. Ele é realizado três vezes ao ano, e dá suporte há mais de 60 gestantes por edição”, comenta a enfermeira.
Laços fortalecidos
Letícia de Araújo Barros Schilling e o marido Márcio Borges Schilling, ouviam atentos as explicações da enfermeira, era hora do pequeno Arthur mamar. Um momento único, que com apoio da família tornou-se ainda mais especial. Aos poucos, Arthur pegou o seio e começou sugar, mais que alimento, a mãe ofereceu-lhe carinho. “Não há preço que pague este momento. É muito especial. No começo é meio difícil, mais com paciência e a orientação dos profissionais é possível amamentar. É maravilhoso poder alimentar o seu filho”, relata Letícia, que incentiva outras mães a praticarem o ato.
Programação da Semana do Aleitamento Materno
Segunda -feira: 03/08- Durante toda a semana as gestantes internadas na maternidade receberão um cartão explicando a importância da amamentação
Quarta-feira: 05/08- Serão entregues cupcakes as gestantes internadas na maternidade
Sexta-feira: 07/08 – Serão entregues as gestantes e pós-parto um café especial enfatizando a semana do aleitamento