Grupo Planalto de comunicação

Assinado termo para a implantação do Memorial do Legislativo de Passo Fundo Espaço se chamará Delma Rosendo Gehm e ficará no Campus I da UPF

Foto: Divulgação

O penúltimo dia do ano de 2024 foi marcado por intensas atividades na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Na tarde dessa segunda-feira (30), foi assinado o termo de parceria entre a Câmara e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) para a implantação do Memorial do Legislativo Municipal Delma Rosendo Gehm.

O Memorial foi criado através do projeto de Resolução nº 8/2024, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, e será vinculado à Escola Legislativa. Deverá reunir, gerenciar e divulgar conjuntos documentais relevantes para a história da Câmara Municipal, resgatar sua memória institucional e empreender ações junto à comunidade que evidenciem a importância do Poder Legislativo. O espaço será composto pela Galeria dos Ex-Vereadores e Ex-Vereadoras; a Galeria dos Vereadores Eméritos; a Galeria dos Ex-Presidentes; documental histórico, museológico, de antiguidades, fotográfico e filmográfico; bem como as exposições permanentes sobre a história do Poder Legislativo e do Município.

Conforme o presidente da Câmara, Saul Spinelli, a criação do Memorial é um marco na história do Parlamento. “Esse espaço visa resguardar a história da Câmara de Vereadores, que foi a primeira instituição política e administrativa da cidade, salvaguardando documentos, imagens e objetos que fizeram parte da evolução do Legislativo”, declarou. De acordo com o presidente, a homenagem a Delma Gehm é justa pelo trabalho prestado por longos anos na cidade. “Para nós é muito importante homenagear a professora Delma, que foi uma mulher à frente do seu tempo. Ela escreveu e registrou a história de Passo Fundo para as futuras gerações. E agora, mesmo depois de ter partido para outro plano, ela continuará contando a nossa história através do memorial. Em cada exposição, visitação, divulgação, ali estará vivo o trabalho da professora Delma”, declarou.

O presidente do Instituto Histórico de Passo Fundo, Djovan Carvalho, destacou que o momento é muito significativo para a entidade. “Essa assinatura simboliza duas questões honrosas para nós. A primeira é a consolidação de uma parceria com a Câmara, que já vem acontecendo nos últimos anos, através de exposições, onde a Casa sempre nos recebe. E a segunda questão nos aproxima da professora Delma, que é uma personagem importante na trajetória do Instituto, pois a partir de sua atuação ajudou a trazer a entidade até o século XXI”, afirmou.

O neto da professora Delma, Carlos Alexandre Gehm da Costa, esteve presente no ato de assinatura e, em nome da família, agradeceu à Câmara e ao IHPF pelo reconhecimento prestado. “Manifesto aqui a honra que temos pelo nome da minha avó passar a ser o nome do memorial. Sou abençoado, pois fiquei com o acervo dela, que hoje pertence ao IHPF. Agradeço muito por manterem a Delma viva. Ela certa vez me disse que tudo que o que ela tinha não era dela, pertencia ao município. Eu fui o instrumento escolhido para devolver para Passo Fundo tudo que ela escreveu e todo o trabalho dela”, afirmou.

O Memorial Legislativo ficará no Campus I da Universidade de Passo Fundo e está em fase de instalação. A homenageada no espaço, Delma Rosendo Gehm, foi professora, historiadora, ex-secretária municipal e membro da Academia Passo-Fundense de Letras. Lecionou em grandes instituições de ensino do município, foi escritora e se notabilizou pelo seu protagonismo na fundação e estruturação do Instituto Histórico de Passo Fundo. Professora Delma faleceu em maio de 2008.

Facebook
Twitter
WhatsApp