A prática regular de atividades físicas é fundamental durante a prevenção e tratamento de doenças físicas e mentais. Complementando o atendimento multiprofissional realizado no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, integrante do Complexo HCPF, agora os pacientes têm à disposição uma academia ao ar livre.
Esta estrutura se soma aos equipamentos já disponíveis na academia interna, com uma proposta terapêutica diferenciada. Edson da Luz, educador físico do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, explica como a academia aberta se torna uma aliada ao tratamento de saúde. “A academia aberta é uma ferramenta terapêutica e complementar valiosa no tratamento de pacientes psiquiátricos, promovendo o bem-estar físico e mental, além de facilitar a inclusão social.” O novo local conta com cinco equipamentos individuais, incluindo simulador de percurso, remador, prancha, esquiador e giro vertical duplo.
Estas atividades são fundamentais para a regulação do corpo e favorecem a adesão e resultados do tratamento. “A atividade física contribui também para uma melhor saúde física, coordenação motora, equilíbrio, força, qualidade no sono e com isso impacta positivamente na saúde mental dos pacientes.” destaca.
O educador físico enfatiza a relação entre a atividade física e a saúde mental. “A atividade física regular, incluindo exercícios em ambientes abertos estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores que reduzem o estresse e melhoram o humor. Também oferece um ambiente mais acolhedor e menos intimidador para pessoas com dificuldade de socialização ou que não se sentem confortáveis em ambientes fechados.” finaliza Edson.