A Embaixada da Luta Contra o Câncer da Câmara Municipal de Vereadores dá sequência aos trabalhos através do diálogo com entidades e prefeituras que atuam na rede de proteção às pessoas com câncer, buscando alinhar parcerias e convênios com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e tratamento do câncer Infanto-juvenil.
Na tarde da última quinta-feira (21), o presidente do Legislativo passo-fundense e Embaixador da Luta Contra o Câncer do Instituto Pietro, vereador Saul Spinelli (PSB), participou de encontro na Câmara Municipal de Gentil, acompanhado da pesquisadora do Centro Oncológico Infanto-juvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Luziane Fabiani, e do presidente da mesma instituição, José Miguel Rodrigues da Silva, para apresentar dados de atendimento deste Centro, demonstrando sua importância para o Planalto Médio e o estado. Nesta oportunidade, estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e empreendedores de diversos municípios da região.
Spinelli explanou os dados sobre os trabalhos realizados pelo centro, detalhando o número de pacientes em tratamento por município da região comportada pelo setor oncológico. Ele salientou a relevância do Centro para o Planalto Médio e para o estado, observando sobre o fechamento de um setor da mesma área em Caxias do Sul há alguns meses. Com isso, formalizou aos presentes um possível alinhamento para convênio visando o custeio de exames dos pacientes em tratamento de câncer no HSVP de seus respectivos municípios, os quais não são pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O que nós estamos fazendo é procurar prefeitura por prefeitura para fazer uma parceria, para que quando tenha uma criança com câncer possam ser custeados esses exames necessários para dar sequência ao tratamento. De modo que estamos aqui pelo Instituto Pietro, cuja embaixada em Passo Fundo está na Câmara de Vereadores, e temos como principal meta esse trabalho, nossa meta no Instituto Pietro, que é ‘A Luta pela vida não pode parar’”, declarou.
Luziane especificou mais alguns dados do Centro Oncológico do HSVP, salientando que a instituição arca custos altos para garantir a sequência do tratamento aos pacientes. A partir disso, alertou quanto à importância de os municípios aderirem ao convênio e viabilizar melhores condições para seus respectivos pacientes. “Nosso pedido de ajuda hoje é sobre isso, que vocês pudessem conhecer e se sensibilizar com a nossa causa e com sua importância, pois são crianças e que afeta muitas famílias, que, por vezes, precisam sair de suas cidades e se mudarem para Passo Fundo, visando acompanhar melhor a família”, completou.
O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, explanou o propósito do Centro Oncológico sobre atender as crianças e a comunidade, relatando dados sobre a equipe e a estrutura disponível. Ele ressaltou o esforço de Spinelli frente ao Instituto Pietro na articulação de parcerias e no fortalecimento da luta contra o câncer infanto-juvenil, além de endossar a necessidade de uma parceria maior englobando mais prefeituras da região. “Por isso que apelamos para os prefeitos que se engajem nisso porque nós temos limite de suportar. Vocês imaginam a nossa região que tem em torno de 100 ou mais casos novos por ano, nós simplesmente não termos um Centro para tratar a todos, seria uma catástrofe. Então por isso esses acordos são feitos, e nos ajudem a pensar e suportar”, concluiu.
Centro Oncológico Infanto-juvenil
O Centro Oncológico Infanto-juvenil é referência para uma população superior a 2 milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira. Nesse espaço, crianças e adolescentes são atendidas por uma equipe multidisciplinar, especializada em oncologia pediátrica, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. Em média, cerca de 20 pacientes são internados todos os dias e mais de 100 pacientes passam por atendimentos no local, semanalmente.