Durante o patrulhamento aquático preventivo, na Barragem de Ernestina, os policiais militares, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), apreenderam, nesta quarta-feira (25/10), materiais utilizados na pesca predatória.
A bordo de um barco a motor, a equipe do 3º BABM realizou o patrulhamento nas águas da Barragem, na localidade de Sanga Funda, em Nicolau Vergueiro. Durante o percurso, foram localizados, inseridos, ilegalmente, no ambiente aquático, 180 metros de redes de pesca
Aproximadamente 80 peixes, inclusive fêmeas iniciando a desova, estavam presos às redes. Graças a habilidade dos policiais militares, todos os peixes foram devolvidos ao ambiente aquático com vida. Os responsáveis por inserir os materiais na barragem não foram identificados e os petrechos foram apreendidos e serão incinerados.
Conforme Instrução Normativa do IBAMA nº 197, de 02 de outubro de 2008, o defeso à piracema em águas interiores, que englobam rios, lagoas, arroios, banhados, canais e estuários, iniciará dia 01 de novembro de 2023
A piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie. Quando o fenômeno é interrompido de alguma forma, a reprodução é prejudicada e desta forma a fauna aquática sofre alterações.
Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar
[foto=114761]
Edição: Comunicação Social 3º BABM – 3°BABM | Passo Fundo