Olá, internautas!
Definir o que representa a paixão pela Seleção Brasileira requer conhecê-la, verificar sua história, sua trajetória, seu currículo e ter dela um norteador da caminhada para o sucesso: ela saiu do fracasso de uma derrota de uma final dentro de casa para a consagração como a camisa mais vitoriosa da história do futebol mundial, com cinco títulos.
O Brasil do gramado é bem maior do que a pátria de chuteiras e que não se confunde com os aspectos políticos e sociais, é um símbolo de orgulho de ter nascido neste chão. É um sentimento que passa de geração para geração. O esporte passa por mudanças, se transformam as formas de preparação, a tecnologia é implementada, os estádios são modernizados, os esquemas táticos são aperfeiçoados, porém o amor pela camisa canarinho é o mesmo. É único, insubstituível. Quem se encanta, como eu, pelo time, vibra, chora e faz de cada jogo de Copa do Mundo uma verdadeira decisão, com 90 minutos capazes de marcar para sempre na recordação.
JOGOS E ARTILHEIROS: A Seleção Brasileira é a única que disputou todos os mundiais. Foram 97 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Não é a seleção que mais partidas disputou, ficando o posto com a Alemanha. Isso muito em função do início dos mundiais: em 1930, foram apenas dois jogos Brasileiros (derrota de 2×1 para a Iugoslávia e goleada de 5×0 sobre a Bolívia) e em 1934 apenas uma exibição (derrota de 3×1 para a Espanha). Desde Preguinho, autor do primeiro gol na Copa do Uruguai, até Robinho, diante da Holanda na África do Sul, os brasileiros marcaram 210 gols em mundiais. Foram 88 gols sofridos. É também do nosso país o maior goleador, ou seja, Ronaldo, que balançou as redes adversárias por 15 vezes. Pelé, o maior atleta de todos os tempos, chegou a 12 gols e participou de três conquistas de título.
MAIORES GOLEADAS: Quando sediou a competição em 1950, ficando com o vice-campeonato diante do Uruguai, o nosso selecionado alcançou os seus maiores mais elásticos. Aplicou goleadas de 7×1 sobre a Suécia e 6×1 sobre a Espanha.
CINCO TÍTULOS: O Brasil tornou-se o primeiro tricampeão (1970), o primeiro tetracampeão (1994) e o primeiro pentacampeão (2002). Pode se tornar diante da torcida em 2014 o responsável pela conquista do primeiro hexacampeonato. Itália (4 títulos), Alemanha (3), Argentina (2), Uruguai (2), Inglaterra (1), França (1) e Espanha (1) completam a lista de campeões.
O DESAFIO DO TÉCNICO: O passo-fundense Luiz Felipe Scolari tem a oportunidade de se tornar o primeiro comandante a ganhar duas taças em copas. Já é dele a honra de ser o único gaúcho consagrado com o título. Até então, os campeões foram: Vicente Feola (1958), Aymoré Moreira (1962), Mário Jorge Lobo Zagallo (1970), Carlos Alberto Parreira (1994) e ele, Felipão (2002).
A MAIOR SELEÇÃO: O maior time de todos os tempos, escolhido pelos jornalistas do mundo inteiro, foi o Brasil de 1970. Foram seis vitórias e um show de futebol, com direito a uma goleada de 4×1 na final sobre a Itália. Garantiu, também, um lugar na lembrança dos torcedores de nosso país a fantástica seleção de 1982, quando o Brasil teve atuações exuberantes, porém, ficou sem o título. Em outras duas copas acabou considerado por sua direção e sua comissão técnica como campeão moral, acabando com o terceiro lugar e invicta. Em 1986, igualmente sem nenhuma derrota e sofrendo apenas um gol, o Brasil acabou sendo eliminado nas quartas de final.
JOGOS EM 2014: O Brasil faz sua estreia em 12 de junho, às 17h, na Copa do Mundo. O jogo será disputado na Arena Corinthians, também chamado de Itaquerão. Em 17 de junho o compromisso será diante do México, às 16h, no Estádio Castelão em Fortaleza. Em 23 de junho, às 17h, será concluída a primeira fase em confronto com Camarões em Brasília, no Estádio Nacional. Se continuar avançando, o Brasil irá disputar o título no Maracanã em 13 de julho.
Vamos acreditar no hexa. Sejam felizes, vocês merecem!