Grupo Planalto de comunicação

Cadastros para a bilhetagem eletrônica movimentam Passo Fundo Desde sábado, 3 de agosto, os passo-fundenses dispõem da bilhetagem para pagar as passagens. Os cadastros seguem sendo feitos no site da Coleurb e nos pontos de venda

O transporte público de Passo Fundo, cidade com o sexto maior PIB do Estado, tem passado por uma modernização. O primeiro passo foi a implementação da bilhetagem eletrônica nos ônibus da Coleurb e Codepas desde 3 de agosto.

A preparação para a implantação da bilhetagem eletrônica começou em julho, com o cadastro dos cidadãos, incluindo beneficiários de descontos (caso dos estudantes, que pagam meia tarifa) e gratuidades (idosos e Pessoas com Deficiências).

O mês também foi marcado pelo início da compra de créditos para os cartões por meio do site da Coleurb (www.coleurb.com.br), na aba “Comprar Créditos”. Nesse caso, a recarga fica disponível em até 72 horas após a confirmação do pagamento (possível em TED, boleto convencional e boleto Pix), assim que houver a aproximação do cartão na leitora do ônibus.

Já nos pontos de venda, a recarga é imediata e são aceitos pagamentos em Pix, dinheiro e cartão de débito (Visa, Master, Elo e Cabal). Ainda é possível pagar a passagem com dinheiro ou passagem vermelha, que não tem prazo- limite de uso.

Os idosos com mais de 65 anos e PcD’s podem seguir apresentando o documento ao motorista. Já os vales-estudantis serão aceitos até sexta-feira, 09 de agosto. As chamadas “passaginhas” podem ser convertidas em créditos no cartão do estudante, limitado à cota mensal de 80 ou 110 passagens, de acordo com a lei municipal nº 4465/2008.

Até esta terça-feira, 6 de agosto, 71% dos estudantes (3131 de 4407 cadastros ativos no sistema), além de 5.551 idosos tinham realizado cadastro para uso da bilhetagem eletrônica. No total, incluindo usuários comuns, mais de 20 mil cartões foram feitos até agora.

O cartão pode ser requisitado a qualquer momento, sendo a primeira via gratuita. Estudantes devem fazê-lo no ponto de venda Morom ou UPF e idosos, na Matriz. Quem paga a tarifa inteira realiza o cadastro no site da Coleurb e retira em cinco dias úteis no ponto de venda Matriz. Já as empresas que fornecem vale-transporte aos funcionários devem cadastrá-los na aba “Bilhetagem” em www.coleurb.com.br e comunicar a efetivação do cadastro enviando e-mail para sbe@coleurb.com.br.

Segunda etapa da modernização
Os passo-fundenses também contam com cinco ônibus novos adquiridos pela Coleurb, que já estão operando em várias linhas e atendendo quase todos os bairros da cidade. Os veículos possuem tecnologia Euro 6, reduzindo a emissão de gases poluentes em 75%. Contam também com carregadores USB, elevador para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiências físicas e validador Atlas Box – última geração em sistemas de bilhetagem. Outros 35 carros seminovos estão em processo de integração à frota, formada por 91 ônibus.

Mudança no horário de funcionamento dos pontos de venda
A partir de segunda-feira, 12/08, os pontos de venda de passagens voltarão ao horário normal de funcionamento, com atendimento de segunda à sexta-feira.

Ponto de venda Morom (destinado ao cadastro de estudantes)
Endereço: Rua Morom, 1230, bairro Centro
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 9h às 18h30min.

Ponto de venda UPF (destinado ao cadastro de estudantes)
Endereço: Centro de Convivência – BR 285, Km 292,7, Campus I, bairro São José
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 11h30min às 14h30min e das 16h30min às 21h40min.

Ponto de venda Matriz (destinado ao cadastro de idosos com mais de 65 anos)
Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, bairro Petrópolis
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 8h10 às 12h e das 14h às 18h.

Facebook
Twitter
WhatsApp