A Câmara de Vereadores de Passo Fundo passará a integrar o Comitê de Segurança Pública da cidade, que reúne entidades para planejar e executar ações à proteção da comunidade. O convite foi formalmente entregue ao presidente do Legislativo, Gio Krug (PSD), na tarde de quarta-feira (19), pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-PF), Evandro Pereira da Silveira, acompanhado pelo diretor-executivo, Onis Casagrande.
Silveira expressou que a segurança é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento de Passo Fundo, definição que estimulou a criação do Comitê em 2022 pela entidade. Atualmente, o grupo é formado por representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e a própria CDL.
Em carta que formaliza o convite entregue ao presidente Gio Krug, o Comitê menciona “o papel fundamental da Câmara de Vereadores na formulação de políticas públicas e na destinação de recursos para a segurança”. “Sua participação fortalecerá as ações do Comitê, ampliando o impacto das iniciativas desenvolvidas”, ressalta.
Ao agradecer o convite, Gio reforçou a contribuição histórica do Parlamento aos projetos que visam garantir mais segurança à população. “A Câmara de Vereadores é uma peça fundamental, por trabalhar junto com a sociedade civil e entidades organizadas, sempre buscando os melhores resultados para a comunidade passo-fundense. Somente no último ano, foram mais de R$ 2,2 milhões em emendas impositivas para os órgãos de segurança. Já confirmamos que vamos integrar e participaremos a partir de agora das reuniões”, frisou Gio Krug, ao adiantar que também promoverá reunião conjunta com todos os parlamentares para a discussão de ideias e o alinhamento de proposições à área.
Entre os projetos já beneficiados em anos recentes por emendas parlamentares ao orçamento municipal, destaca-se o sistema de videomonitoramento da cidade e a aquisição de equipamentos para as policias.