Grupo Planalto de comunicação

Estudantes do Colégio Notre Dame destacam-se na Olimpíada Brasileira de Matemática Educandos conquistaram certificação e medalhas na 19ª edição da disputa estudantil

Comunicação e Marketing

A preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – da qual, desde 2017, também participam estudantes matriculados em instituições de ensino privadas – é uma combinação entre dedicação, por parte dos competidores, e incentivo de educadores e familiares. Isso é o que afirmam os educandos do Colégio Notre Dame Passo Fundo, Henrique Taglietti de Lemos e Julia Lopes Leaes, matriculados no 8º Ano do Ensino Fundamental, bem como Rafael Zampieri Nicheli, estudante da 1ª Série do Ensino Médio, ao celebrarem as menções honrosas e medalhas que foram conquistadas na última edição da disputa.

Criada em 2005, a OBMEP objetiva estimular o interesse pela disciplina e identificar jovens talentos. Para tanto, desafia  alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio a testarem conhecimentos em uma competição dividida em três níveis e disputada em duas fases, que contemplam tanto questões objetivas quanto dissertativas.

Conforme salienta a educadora Luana Danielli da Silva, a Olimpíada não possui caráter obrigatório para os estudantes de escolas particulares, no entanto, o corpo docente do Colégio Notre Dame estimula a participação dos estudantes. “Sempre destacamos a importância da Matemática no dia a dia para incentivá-los”, comenta, descrevendo uma das principais características das provas.

Mais que isso, conforme enfatiza o educador Juliano Zanon, os docentes empenham-se para que os educandos se familiarizem com as questões, seja por meio de exercícios, testes ou revisões realizados em sala de aula. “Também disponibilizamos, no espaço virtual para estudos, as provas de anos anteriores. Dessa forma, os estudantes podem praticar”, explica. Além disso, como pontua a docente Marinês Ceolin Webber, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a implementação de técnicas de resolução de problemas são incentivados em toda a trajetória escolar no Colégio Notre Dame, por meio de iniciativas como a Feira do Empreendedorismo. “A Matemática oferece vários caminhos. Nós incentivamos os estudantes a encontrarem formas diferenciadas de solucionar os problemas matemáticos e, ao final, chegar à resposta”, esclarece a educadora.

Outra prática pedagógica que contribui para o desempenho dos estudantes é o fomento permanente à leitura, como destaca Henrique Taglietti de Lemos, condecorado com medalha de prata, a nível estadual, e de bronze, no âmbito nacional. “Calculei com agilidade porque pude interpretar bem as questões”, avalia. O educando também destaca o encorajamento familiar como um fator essencial para sua conquista – avaliação que vai ao encontro da Julia Lopes Leaes, que obteve Menção Honrosa Nacional e a medalha de bronze estadual. “Eu sempre entendi Matemática, nunca tive dificuldade. Então, minha mãe me incentivou a fazer a prova. Quando passei para a segunda fase, o apoio foi ainda maior”, relata.

Rafael Zampieri Nicheli, reconhecido com Menção Honrosa Nacional e medalha de bronze estadual, por sua vez, tem na família a inspiração para dedicar-se à disciplina. “A paixão pela Matemática veio de casa”, revela o educando, cujos familiares atuam na área das Ciências Exatas. Por isso, já é um veterano da competição. “Nas primeiras provas da OBMEP que fiz, participei porque gostava. Em 2024, me esforcei, estudei e alcancei esse resultado”, vibra. 

Os educandos premiados na 19ª edição da disputa estudantil receberam seus certificados de Menção Honrosa das mãos da diretora do Colégio Notre Dame, Irmã Elci Favaretto, e da coordenadora pedagógica, Vanessa Dilda. Ao final do semestre, eles serão condecorados com as medalhas conquistadas, em cerimônia da Olimpíada.

Facebook
Twitter
WhatsApp