Debater a viabilidade da implantação de fiação subterrânea para distribuição de energia elétrica é objetivo de audiência pública, organizada pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo. O objetivo é buscar soluções para reduzir os transtornos causados à sociedade, como a interrupção do serviço devido às intempéries, poluição visual e riscos de acidentes. O evento está programado para 20 de fevereiro, às 18h, no Plenário Sete de Agosto.
O tema será uma das pautas principais do Parlamento Municipal nas próximas semanas. De acordo com o presidente do Legislativo, Saul Spinelli (PSB), os incidentes climáticos recentes evidenciam a urgência do assunto, que exige a atenção da sociedade civil e do poder público. Além da audiência pública, serão realizadas reuniões e visitas a outros municípios para discutir alternativas e modelos mais seguros e eficientes.
“A Câmara Municipal de Vereadores vai abrir esse debate. Será que a alternativa é implantar a fiação subterrânea? Se sim, de que forma? Quando? Quem vai pagar esse custo?”, questiona Spinelli.
Além dos vereadores e comunidade em geral, serão convidados para a atividade representantes do Executivo Municipal, Governo de Estado, Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo (Sinduscon), conselhos municipais, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) e também das concessionárias.
“Não existe solução a este problema sem antes discutir com o Executivo e a sociedade. Esta é a forma de nós trabalharmos, com diálogo, parcerias, sempre debatendo o que é melhor para a nossa cidade”, acrescenta o presidente da Câmara de Vereadores.