Os 50 anos de fundação e a contribuição da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF) ao desenvolvimento local foram reconhecidos pela Câmara de Vereadores na noite dessa segunda-feira (04). Por requerimento da Mesa Diretora, o Plenário Sete de Agosto sediou uma Sessão Solene, que deu destaque ao histórico da entidade representativa, fundada em 1973 no município.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Saul Spinelli, ao lado do representante do Executivo Municipal, o secretário de Obras, Rubens Astolfi; e do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo, Ubiratan Oro. Acompanharam a sessão os vereadores Ernesto dos Santos (PDT), Evandro Meireles (PSDB), Gio Krug (PSD), Michel Oliveira (PSB) e as vereadoras Ada Munaretto (PL) e Eva Valéria Lorenzato (PT), dentre outras autoridades e comunidade.
Além de congregar e representar os profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia, trabalhando por sua valorização e aperfeiçoamento, a AEAPF participou ativamente da elaboração e aperfeiçoamento do regramento legal que orienta o desenvolvimento urbano, em seu amplo espectro. “A história do crescimento de Passo Fundo se confunde com a história e o crescimento da Associação”, relacionou Saul. “A cidade é a terceira maior construtora do Rio Grande do Sul, é a sexta maior economia gaúcha e a quarta em geração de empregos. Tudo isso dialoga com a economia que gira em torno da construção civil”, pontuou o presidente, ao mencionar e enaltecer os pioneiros na criação da associação e a atual gestão.
Ao longo dos anos, a entidade contou, por exemplo, com representação constante nos Conselhos Municipais, como o de Desenvolvimento Integrado (CMDI), de Transportes e Mobilidade Urbana, de Habitação e de Meio Ambiente. Teve participação na apreciação conjunta de projetos como a revisão do Código de Obras do Município (1975), na criação e implantação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) em 1975 e posteriores revisões, dentre outras ações.
É dessa forma, reiterou Ubiratan Oro, que a AEAPF tem contribuído com o avanço do município, também com o viés técnico – atuando junto aos profissionais da área – e econômico. “A Associação esteve efetivamente presente nos momentos importantes da cidade, no sentido de ajudar a desenvolver a comunidade para uma qualidade de vida melhor de sua população. É uma presença contínua, uma presença positiva”, disse ele, ao agradecer pela homenagem e citar as gestões anteriores. “É um momento marcante, e a Câmara nos dignifica com esse reconhecimento”.
Para simbolizar e registrar a homenagem, o Poder Legislativo Municipal entregou uma placa à Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo.