A Câmara de Vereadores de Passo Fundo deu um passo importante na ampliação dos debates e da participação social ao instalar cinco Frentes Parlamentares. Com a missão de discutir e propor soluções para temas essenciais da cidade, as Frentes terão escolha do Presidente e Secretário de cada uma nas próximas semanas.
Frente Parlamentar da Água
Proposta pela vereadora Professora Regina (PDT), essa Frente tem como objetivo estudar e propor soluções para a falta de água potável, os valores das tarifas, a qualidade da água e o saneamento básico no município. “Com constantes problemas no abastecimento, o tema preocupa a população e exige medidas concretas para garantir a segurança hídrica dos cidadãos”, justifica Professora Regina no texto do requerimento.
Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
Proposta pelo vereador Felipe Manfroi (PSD), essa Frente tem o compromisso de acompanhar e sugerir políticas públicas para a preservação ambiental, além de promover debates sobre o impacto das mudanças climáticas em Passo Fundo. “O grupo também deverá incentivar tecnologias sustentáveis e fiscalizar ações que possam comprometer o meio ambiente”, explica Manfroi.
Frente Parlamentar da Segurança Pública
Proposta pelo vereador Diego Milani (PL), a Frente Parlamentar da Segurança Pública pretende aprofundar as discussões sobre violência urbana e segurança no município. “O grupo acompanhará políticas públicas, fiscalizará projetos relacionados à segurança e buscará soluções para os desafios enfrentados pela cidade”, salienta Milani, em sua justificativa.
Frente Parlamentar do Envelhecimento Humano
Proposta pelo vereador João Pedro Nunes (MDB), essa Frente Parlamentar busca garantir qualidade de vida à população idosa, fiscalizando a implementação de políticas públicas e promovendo ações voltadas ao bem-estar dos idosos. “O debate sobre envelhecimento humano é essencial para preparar a cidade para uma população cada vez mais longeva”, defende o vereador João Pedro.
Frente Parlamentar da Primeira Infância
Também proposta pelo vereador João Pedro Nunes (MDB), a Frente Parlamentar da Primeira Infância tem como missão fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos, garantindo acesso à educação, saúde e proteção social. Segundo o proponente, a base de uma sociedade mais justa começa com o cuidado e investimento na infância e com a Frente será possível propor políticas que fortaleçam as ações voltadas às crianças nesta faixa etária.
Conheça como funcionam as Frentes Parlamentares
As Frentes Parlamentares são espaços fundamentais de debate e construção de políticas públicas, promovendo a participação da sociedade civil e especialistas nas discussões. A expectativa é que os grupos apresentem propostas concretas e contribuam para um município mais sustentável, seguro e inclusivo.
Cada Frente terá um prazo inicial de 180 dias após escolha do presidente e secretário, para desenvolver seus trabalhos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Ao final, serão apresentados relatórios com propostas concretas para cada área.
Com essa iniciativa, a Câmara reforça seu compromisso com a participação cidadã e o fortalecimento de políticas públicas que beneficiem a comunidade. O Legislativo segue acompanhando e dando suporte às iniciativas, garantindo que os temas de grande relevância tenham a atenção necessária.