O Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia CITO/HC teve um trabalho apresentado no maior congresso de oncologia do mundo – American Society of Clinical Oncology/ ASCO – ocorrido entre os dias 29 de maio a 2 de junho de 2015.
O trabalho teve como co-autor o médico oncologista, que integra o corpo clinicodo Hospital da Cidade, Luis Alberto Schlittler, que em conjunto com outros centros internacionais – Dana-Farber Cancer Institute, University Barcelona e Brown University Oncology Research Group – investigaram novos biomarcadores em pacientes com câncer gástrico avançado, que foram submetidos a tratamento com um novo anticorpo monoclonal denominado ramucirumabe.
No Brasil, o câncer de estômago é o quarto mais incidente na população masculina e sexto na feminina. Em 2015 são esperados 12.870 casos nos homens e 7.520 nas mulheres.
A pesquisa clinica de novos medicamentos é fundamental para a evolução dos novos tratamentos, “Esta medicação foi testada no estudo internacional chamado REGARD que mostrou melhores resultados nestes pacientes, sendo inclusive já aprovada pelo FDA – Food and Drug Administration – órgão regulador de novos medicamentos dos EUA no tratamento do câncer gástrico avançado” explica o oncologista Luis Alberto Schlittler.
O trabalho apresentado foi denominado “Candidate biomarker analyses in gastric or gastro-esophageal junction carcinoma: REGARD trial of single-agent ramucirumab (RAM) vs. placebo (PL)”.
Nos últimos sete anos o Grupo de Pesquisa em Oncologia CITO/HC já testou novos medicamentos para o combate ao câncer em mais de 300 pacientes de Passo Fundo e região. Para saber mais sobre os protocolos de pesquisa abertos, entre em contato através do telefone 2103-3490.