Grupo Planalto de comunicação

Chuva deve retornar na segunda-feira no Rio Grande do Sul O domingo é de sol e com temperaturas baixas.

Foto: Freepik

O domingo (26) deve ser de sol e frio no Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo. A previsão indica uma breve trégua na chuva que caiu nos últimos dias, voltando a causar transtornos e a elevar rios no estado. Nas regiões da Fronteira Oeste, Serra e Norte, pode haver formação de geada.

Apesar da presença do sol, o dia deve ser de frio. Em Passo Fundo, os termômetros podem chegar a 15°C. Já em Santa Rosa, no Noroeste, a previsão é de 18°C.

Os números são ainda menores na fronteira com o Uruguai, onde deve marcar 3°C em Bagé, e na Serra, com previsão de temperaturas negativas – São José dos Ausentes deve registrar -2°C.

Durante a tarde, a máxima não passa de 13°C em Santa Maria, na Região Central. Em Porto Alegre, a mínima fica em 9°C. A máxima prevista é de 16°C

Os temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril já deixaram 169 pessoas mortas.

Chuva na segunda

A chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul na segunda-feira (27), persistindo na terça (28). Pancadas fortes devem atingir o Litoral, a Região Metropolitana, a Serra e na Região dos Vales.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS afirma que a previsão de até 40 milímetros de chuva pode afetar partes da bacia do Guaíba na segunda-feira.

Frio e doenças respiratórias

Com a chegada do frio, os casos de gripe Covid-19 se tornam uma preocupação, principalmente em abrigos. O estado tem 637 mil pessoas fora de casa, sendo quase 56 mil em abrigos e quase 582 mil pessoas na casa de parentes ou amigos.

O Ministério da Saúde anunciou o envio de R$ 53 milhões para municípios do RS que entregaram planos de combate à gripe.

Facebook
Twitter
WhatsApp