A formação de um ciclone extratropical intenso na Argentina neste começo de semana deve provocar chuva forte a intensa no Rio Grande do Sul, aponta a MetSul Meteorologia. Os dias de maior preocupação são segunda-feira e terça-feira, pois há risco de inundações em cidades gaúchas por conta da instabilidade.
No Sul do Brasil, a atmosfera vai estar instável nos três estados com chuva em diversos pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná nesta segunda, embora alguns momentos isolados de melhoria temporária. Pode chover localmente forte, sobretudo da tarde para a noite. O Oeste gaúcho e setores da Metade Norte gaúcha, em especial, podem ter chuva volumosa em algumas localidades.
Os volumes de chuva até terça-feira no Sul do Brasil podem ser muito altos em diversas cidades, considerando primeiro a instabilidade da área de baixa pressão e a posterior associada a frente fria, embora haja diferenças entre as projeções dos modelos. Vários pontos podem ter mais de 100 mm entre este domingo e a terça-feira com os maiores volumes previstos para segunda e terça e que vão se somar aos volumes já altos dos últimos dias.
A chuva em vários pontos pode ter volumes altos a mesmo excessivos com acumulados de 100 mm a 200 mm e isoladamente superiores, suficientes para causar alagamentos e subida de níveis de rios. Os maiores acumulados se dariam entre o Oeste e a Metade Norte do Rio Grande do Sul, e em partes de Santa Catarina e do Paraná.