As chuvas no Rio Grande do Sul causaram 8 mortes e deixaram pelo menos 21 pessoas desaparecidas até o início desta quarta-feira, 01. A Defesa Civil está em ação para prestar apoio às famílias nas áreas atingidas.
O governador Eduardo Leite comandou a reunião de monitoramento do Gabinete de Crise, realizada na sede da Defesa Civil, em Porto Alegre. Convocado emergencialmente pelo Executivo, o grupo formado por secretários e membros das forças de segurança fez um levantamento das ações de resposta imediata executadas ao longo do dia e mapeou o prognóstico meteorológico para as próximas horas. No momento, o foco das equipes de apoio é o resgate de famílias que estão isoladas pelas inundações.
“Falei agora por telefone com o presidente Lula, que assegurou o apoio do governo federal. Tenho certeza que poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento. Toda ajuda diante da piora da condição meteorológica no Rio Grande do Sul é fundamental. Pedi especialmente suporte de aeronaves para resgate de pessoas ilhadas. Lamentavelmente, já temos óbitos e ainda há desaparecidos. A prioridade imediata é resgatar as famílias desalojadas, encaminhando-as para residências de familiares ou para abrigos públicos e fornecendo condições adequadas de alojamento. Estamos mobilizando equipes de resposta rápida para atuar em situações que apresentem risco à vida”, declarou Leite.
O governador determinou a intensificação dos esforços para resgatar famílias ilhadas, com atenção especial ao município de Candelária, que se encontra em estado crítico, segundo a Defesa Civil estadual. As operações contarão com o apoio das Forças Armadas, que disponibilizaram aeronaves aptas a operarem em voos noturnos para facilitar os resgates em áreas de difícil acesso. Os aviões da Brigada Militar e Polícia Civil também estão a postos, no aguardo de condições meteorológicas favoráveis para incorporar a força-tarefa de salvamentos.
Nas próximas horas, espera-se que o volume de chuvas continue elevado, podendo alcançar até 300 milímetros em algumas áreas. Todos os rios monitorados estão com níveis acima dos limites de alerta.
Os jogos de futebol no estado foram adiados. Não haverá a rodada da Série A-2 e também ficou para o dia 10 de maio o compromisso do Internacional contra o Juventude, que aconteceria nesta quarta-feira pela Copa do Brasil.
Número de desaparecidos:
Roca Sales – 4
Candelária – 8
Encantado – 6
São Vendelino – 2
Salvador do Sul – 1
Vítimas
Paverama – 2 homens, de 69 e 65 anos, ocupantes do veículo que tentava atravessar área alagada
Pantano Grande – 1 homem de 59 anos, descarga elétrica
Itaara – 1 mulher de 48 anos, aguardando informação da circunstância
Encantado – 1 mulher de 45 anos, aguardando informação da circunstância
Salvador do Sul – 1 homem de 47 anos, deslizamento de terra
Segredo – 1 homem de 62 anos, ocupante do veículo que tentava atravessar área alagada
Santa Maria – 1 idosa de 85 anos, deslizamento de terra