A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão excessiva e descontrolada de alimentos em um curto período de tempo, acompanhada por uma sensação de falta de controle durante o episódio. Indivíduos que sofrem de compulsão alimentar muitas vezes enfrentam sentimentos de culpa, vergonha e desconforto após esses episódios. Esse comportamento vai além da simples indulgência ocasional e pode se tornar uma preocupação séria para a saúde física e mental.
Para falar sobre o tema, a Rádio Planalto News FM 92.1 recebeu em seus estúdios a nutricionista Jureci Machado. Conforme a profissional, a compulsão alimentar entrou em destaque após participantes de reality shows relataram conviver com o problema. “O alto consumo em curto período de tempo, até 10 mil calorias, vem com a ansiedade, que é compensada pelo ato de comer. Então, precisamos entender a causa para auxiliar as pessoas” disse.
Machado salientou que existe uma conexão muito forte do intestino com o cérebro. “Quanto mais açúcar, gordura e produtos industrializados você comer, mais vai aumentar os aspectos de ansiedade, gerando a compulsão. Ou seja, precisamos começar pelo intestino, através de alimentação saudável” afirmou. O trabalho começa pela educação alimentar e de hábitos, como rotina ajustada e sono regularizado. “Por isso cresceu em 400% os casos de compulsão alimentar durante a pandemia” pontuou.
Confira a entrevista completa no vídeo. CLIQUE AQUI