Grupo Planalto de comunicação

Comunidade educativa celebra os 102 anos do Colégio Notre Dame

Foto: Isamara Baumgratz - Comunica Notre Dame

Foi em 1923 que Irmãs de Notre Dame chegaram a Passo Fundo com um sonho a tornar realidade: o de dar início, no município, a uma escola que assegurasse às meninas o acesso regular à educação e uma evangelização que afirmava a bondade de Deus. Assim, em 07 de junho de 1923, fundaram o Colégio Notre Dame.

Fazendo memória à coragem e ao comprometimento necessários para que as missionárias alemãs concretizassem tal propósito, a comunidade educativa celebrou, durante a última semana, o 102º aniversário da mais longeva entre as instituições de ensino mantidas, no Brasil, pela congregação religiosa. Na sexta-feira (06), por exemplo, os mais de 1700 estudantes foram convidados a participar de momentos de espiritualidade alusivos ao festejo. Neles, além de destacar as virtudes das pioneiras, recordou-se a devoção das Irmãs à Nossa Senhora – que lhes empresta o nome e serve de exemplo em seu viver apostólico – e ao Sagrado Coração de Jesus – uma crença que remonta à sua mãe espiritual, Santa Júlia Billiart, a qual foi curada da paralisia durante a realização de novena em honra ao símbolo.

No mesmo dia, crianças, adolescentes e adultos puderam deliciar-se com o sonho tradicionalmente entregue em comemoração ao aniversário do Colégio. Tal ato, segundo Irmã Mirtes Roman, rememora a iguaria que era entregue às internas após o retorno da Santa Missa, uma vez que, no passado, apenas se comungava em jejum e, por isso, as religiosas recepcionavam-nas com o alimento. 

Já no sábado (07), a realização da habitual Festa Junina da instituição de ensino representou a culminância das comemorações – que englobaram, ainda, a realização de horas cívicas, bem como de atividades pedagógicas temáticas, cujos estudos históricos, releituras da edificação escolar e produções textuais podem ser apreciados nos corredores do educandário. Durante o evento, músicas típicas do festejo popular foram coreografadas por educandos matriculados do Maternal I da Educação Infantil ao 4º Ano do Ensino Fundamental. A Quadrilha e o Casamento Caipira, por sua vez, foram representados pelos estudantes que estão concluindo a Educação Básica. O grande público presente também foi convidado a entoar o Hino das Escolas Notre Dame, em um gesto de reconhecimento pela contribuição do Colégio com a formação de tantos indivíduos.

Facebook
Twitter
WhatsApp