O Grupo Cavaleiros do Planalto Médio, de Passo Fundo, se prepara para a vigésima a condução da Chama Crioula. Neste ano de 2024, a geração e distribuição vai ocorrer em Alegrete, na Fronteira.
A organização espera a presença de 1.400 cavaleiros em 16 de agosto, no Parque Lauro Dornelles. O Grupo Planalto de Comunicação fará a cobertura de todo o trajeto. Nesse começo de semana, a equipe da Planalto FM/O Canal do Rio Grande (105.9) esteve reunida com os integrantes do Grupo Cavaleiros do Planalto Médio tratando das atividades previstas (foto).
De acordo com a programação, no dia 17 de agosto, às 8h30, ocorrerá a distribuição da centelha da chama. Esse ato será realizado para as trinta Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul e duas do estado de Santa Catarina. Após a distribuição, os grupos conduzirão as centelhas até suas respectivas regiões.
O processo de geração e distribuição da chama é um evento de grande relevância para a comunidade tradicionalista, mobilizando milhares de pessoas e fortalecendo os laços culturais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A realização é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio das comunidades que sediam a programação.