A segunda-feira (16/12) é de eleições para diretor e vice-diretor nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Professores, servidores, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos estão escolhendo os novos gestores, que cumprirão um mandato de três anos, de 2025 a 2027.
A votação é presencial nas escolas. Em cada uma delas, foi preparada a estrutura para ser dado o voto em aplicativo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação. Em cada escola, os estudantes regularmente matriculados podemo votar, desde que sejam maiores de 12 anos. Os pais ou responsáveis legais pelas crianças e jovens menores de 18 anos terão direito a um voto na mesma instituição de ensino, independentemente de serem responsáveis por mais de um aluno.
No momento da votação, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto.
Em entrevista ao comunicador Luiz Carlos Carvalho no programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1), a coordenadora da 7ª Região Escolar, Carine Imperator Weber, destacou a preparação dos candidatos envolvidos com as eleições deste ano. Todos os interessados tiveram que passar por um curso, sendo avaliados. Na maior parte das escolas da região, apenas uma chapa foi apresentada para concorrer, mas preciso contar com os votos para a sua confirmação.
ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: