Grupo Planalto de comunicação

Corsan anuncia ações para evitar o desabastecimento em Passo Fundo Cronograma de obras foi apresentado ao prefeito Pedro Almeida e aos secretários municipais

Foto: Corsan / Divulgação

Serão feitas pela Corsan, neste ano, diversas obras para tornar mais rápida a normalização do abastecimento de água quando houver interrupções causadas por estiagens, temporais, enchentes ou outros desastres naturais. Os projetos também vão evitar desabastecimentos por situações como a coloração escura na água (turbidez), ocorrida no último fim de semana no Arroio Miranda, em Passo Fundo, onde é feita uma das captações de água bruta para tratamento pela Corsan.

O cronograma de obras foi apresentado em uma reunião, nessa quinta-feira, 7, entre a direção da Companhia, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e secretários municipais. Para este ano, estão previstas obras de implantação de dispositivos que vão aumentar em 10% a purificação da água que chega à Estação de Tratamento 3 (ETA-3), no bairro São Luiz.

Também serão instalados cinco quilômetros de uma nova rede de captação na barragem da Fazenda da Brigada Militar, de onde será enviada água para as estações de tratamento 1 e 2, ambas no Bairro Rodrigues. Atualmente, elas só recebem água do Arroio Miranda. Há também um projeto de duplicação da ETA 3 até 2026, para dobrar a oferta de água.

Em ações de curto prazo para garantir abastecimento em situações adversas, a Corsan vem utilizando caminhões-pipa para encher os reservatórios. Para tornar possível uma captação mais superficial na barragem do Arroio Miranda no caso de haver lama na parte mais profunda, a Companhia fez uma adaptação no ponto onde retira a água.

Além disso, já foram feitas a limpeza do ponto de captação com a participação de mergulhadores, a vedação da comporta inferior da Barragem Miranda para obstruir entrada de água com lama e a substituição de produtos químicos usados na ETA 2 para potencializar o tratamento de água com maior turbidez. A Corsan ainda solicitou apoio da Universidade de Passo Fundo em exames laboratoriais mais complexos para apurar as condições da água do Arroio Miranda.

Os projetos da Corsan para Passo Fundo foram expostos também em reunião com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Saul Spinelli. Participaram a presidente da Corsan, Samanta Takimi; o vice-presidente de operações regionais do Grupo Aegea, Leandro Marin; o diretor-executivo da Corsan, José João de Jesus da Fonseca; o diretor de relações institucionais, Fabiano Dalazen; a gerente de relações institucionais, Cintia Kovaski; o diretor-executivo da Superintendência Regional Planalto da Corsan, Rodrigo Lacerda; e o superintendente da Regional Planalto, Aldomir Santi.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais