Grupo Planalto de comunicação

Corsan ativa mais dois poços artesianos para ampliar abastecimento de água em 65 mil litros por hora Um fica no Bairro São José, ao lado do Viveiro Municipal, e o outro, junto ao reservatório da Companhia, no Bairro Fátima, no antigo Campo Delmar Sittoni

Fotos: Corsan (divulgação)

Depois de testes feitos no último final de semana, a Corsan colocou em operação definitiva, nesta segunda-feira, 17, mais dois poços artesianos profundos, que vão reforçar o abastecimento de água em Passo Fundo. Um deles fica no bairro São José, ao lado do Viveiro Municipal, na Rua Guilhermo Boor, e o outro, junto ao reservatório da Companhia, no Bairro Fátima, no antigo Campo Delmar Sittoni.

Isso representa um incremento de 65 mil litros de água tratada por hora no sistema de abastecimento da cidade. Os novos poços possuem equipamentos para tratamento da água e canalização interligada aos dois bairros. Estão sendo somados a outros cinco poços abertos recentemente pela Corsan. Dois estão no bairro Záchia e os outros, nos bairros São José, Cohab Sechi e Industrial/Valinhos. Juntos, são 190 mil litros de água por hora no sistema.

Estão sendo perfurados poços artesianos também nos bairros Petrópolis (junto aos reservatórios da Corsan), Farroupilha (nos fundos do clube Corinthians) e São José (próximo ao posto de saúde). Os próximos serão instalados nos bairros Planaltina e no Canaã/Leonardo Ilha.

Além desses, está em estudo pela Companhia a abertura de poços nos bairros Mattos e Xangri-lá. A curto prazo, serão abertos 12 poços e, até o final de 2025, chegará a 16.

Outras ações de curto e médio prazos

A Corsan está investindo R$ 25 milhões neste ano em Passo Fundo para garantir maior eficiência na captação, no tratamento e na distribuição da água. Confira os projetos:

– Nova tubulação de grande porte (adutora) para captação de água na Barragem da Fazenda e transporte para a Estação de Tratamento 3 (ETA-3), do bairro São Luiz. Será interligada também às ETAS 1 e 2, no bairro Rodrigues. A conclusão é prevista para 150 dias.

– Reforço na antiga tubulação para captação de água na barragem, com dispositivos de aço. A canalização – situada embaixo de uma ponte da Perimetral – já havia passado por dois rompimentos, que foram consertados logo depois.

– No trecho rompido, uma nova tubulação paralela, de 50 metros, de aço carbono, será fixada para que possa ser interligada, de maneira mais rápida, ao sistema de tratamento de água, caso ocorra um novo rompimento naquele ponto.

– Estação de bombeamento de água (booster) para atender os bairros Petrópolis e Fátima.

– Instalação de ventosas em 50 pontos da rede, para retirada de ar e prevenção a rompimentos.

– Instalação de válvulas redutoras de pressão em 20 pontos da rede, também para evitar rupturas.

– Cinco quilômetros de novas redes de água nos bairros Vera Cruz, Jerônimo Coelho e Hípica.

– Telemetria em 100% dos poços artesianos, reservatórios, captação de água e pontos estratégicos do sistema. A telemetria permite o acompanhamento permanente, em tempo real, do funcionamento de todas as etapas do sistema de abastecimento.

 

Universalização do saneamento

Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.

Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

Facebook
Twitter
WhatsApp