Grupo Planalto de comunicação

Sangramentos nasais nos dias de calor?

Foto: Divulgação
As ondas de calor trazem impactos para o organismo, entre eles, o sangramento nasal que se torna mais comum nesta época. O médico otorrinolaringologista, Dr. Pedro Omar Pasqualotto explica quais são os fatores que podem influenciar para os episódios de sangramento.
“O calor pode influenciar a ocorrência de sangramentos nasais, chamado epistaxe na prática clínica, quando se encontra associado à baixa umidade relativa do ar, devido ao ressecamento da mucosa nasal.” explica o médico.
Saiba quais são as condutas indicadas quando o sangramento começar. “Quando ocorrer um caso de sangramento, deve-se pinçar a narina com os dedos e flexionar a cabeça e o tronco para frente, para evitar a deglutição do conteúdo hemorrágico. Geralmente, apenas esta medida pode ser suficiente para estancar o sangramento. Além de consultar com um médico otorrinolaringologista, manter a mucosa nasal hidratada com a solução adequada para o paciente é recomendado. Em contraste, o ato de assoar o nariz e manipulá-lo com os dedos frequentemente agrava o quadro.” orienta Dr. Pedro Omar Pasqualotto.
A maioria das pessoas terão pelo menos uma ocorrência de sangramento durante a vida. Porém, quando os episódios se tornarem recorrentes, é necessário atenção.
“Sangramentos que não cessam com medidas simples, reincidentes e em grande volume podem estar relacionados com patologias mais graves, e necessitam de investigação com médico otorrinolaringologista.” finaliza o especialista.
Facebook
Twitter
WhatsApp