O 1º Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares (Danzpare Juvenil Brasil), que ocorre de 4 a 14 de novembro de 2024, já tem a presença confirmada de cinco países: Argentina, Polônia, Chile, Colômbia e Brasil. Nesta edição, o evento contará com a participação de duplas formadas por jovens de 14 a 17 anos, que vão apresentar danças típicas de seus países nas cidades de Marau, Fortaleza do Valos, Cruz Alta, Capão da Canoa e Passo Fundo.
O festival vai oferecer diversas atividades gratuitas para as comunidades locais, com o objetivo de promover a cultura desses países no Rio Grande do Sul.
Conheça as duplas de bailarinos já confirmadas
A dupla Argentina é composta por Emilia Fay e Andres Morro, bailarinos do ballet juvenil de Maikan SUMAJ da província de Buenos Aires, que completa 50 anos de trajetória nacional e internacional em 2024. Eles irão interpretar a Chacarera, o Escondido, a Zamba e tangos, com a direção de ballet de Graciela Gallo.
Os dançarinos Damian Amaro Mondaca Flores e Javiera Ignacia Medina Quijón da Agrupación artística cultural de Chile Kaqllakay formam o par chileno. E a dupla colombiana é constituída por Ana Sofia Ríos Paipa e Miguel Angel Gaitan da Corpóreus Danza.
Já o par que virá diretamente de Gorzów Wielkopolski, na Polônia, é composto por Antonina Ewa Szwedowicz e Bartosz Zienkiewicz. Eles representaram o grupo de danças folclóricas The Mali Gorzowiacy e tem a direção de Maria Magdalena Szupiluk.
A quinta dupla confirmada é a anfitriã, do Brasil. Marcel Rubert Pereira e Vitória Fernandes Cervo, os dois com 17 anos, são de Passo Fundo e formam a dupla de bailarinos brasileiros. Os passo-fundenses possuem paixão pela dança e se apresentam desde os três anos de idade. A dupla representou o Brasil na 1ª edição do Danzpare Juvenil, no Panamá, em 2022.
1º Danzpare Juvenil Brasil
O 1º Danzpare Juvenil Brasil, que possui o slogan “Crescendo e aprendendo”, tem a realização da Baillar Centro de Danças e o patrocínio da Embarke, GQ Viagens, Bom Sono Home Style, Dra. Mayara Bechi e Barbearia Cavalheiros. O Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares conta com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, Bella Città Shopping, Acqua Lokos Parque Hotel, Sesc Passo Fundo, Clube Comercial, Chaleira Preta 40 anos, Propósito Comunicação Corporativa, Martiori Inteligência Criativa e Integrado UPF.