O prazo para inscrição de músicas para a 23a Seara da Canção Gaúcha encerrou no último dia 28 de agosto e com ele o festival alcançou uma marca bastante significativa. Ao todo, somando as categorias Geral e Local e a 10a Searinha, 745 composições foram inscritas neste ano, um recorde na história do evento.
A partir de agora, quem inicia seu trabalho são os músicos André Teixeira, Henrique Kalkmann, Jairo Lambari Fernandes, Ricardo Comassetto e Rômulo Chaves. Eles integram a comissão avaliadora de 2024 e a partir desta segunda-feira (2) estão reunidos para a realização da triagem e definição das classificadas para subir ao palco da Seara a partir do dia 25 de outubro.
A triagem segue até a quinta-feira (5). A 23a edição terá um total de 38 músicas, sendo 20 na categoria Geral, oito na categoria Local e 10 concorrentes na 10a Searinha. Na Searinha, divididos nas categorias Piazito e Piá, os jovens talentos interpretam músicas de edições anteriores da Seara, como forma de valorizar o rico acervo do festival carazinhense.
As músicas classificadas e também as suplentes em cada categoria serão anunciadas no site e nas redes sociais da Seara no sábado (7).