Em busca do arco-íris – Brasil e França
O embaixador francês para direitos LGBTQIAP+, Jean-Marc Berthon, está no Brasil essa semana para buscar alianças em pautas de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo e assexuais em organismos internacionais. De acordo com o embaixador, o Brasil está avançado no que diz respeito às garantias legais de direitos a pessoas LGBTQIAP+.
Cão de resgate sem querer – EUA/Havaí
Um grupo de 17 bombeiros recebeu ajuda de um cachorro para encontrar a dona que estava perdida sozinha em uma trilha em um parque no estado do Havaí, nos Estados Unidos. Conforme os bombeiros da cidade de Honolulu, eles receberam uma chamada de pessoa desaparecida em uma trilha em uma região verde da cidade.
Inesperadamente, a equipe de resgate encontrou um cachorro latindo em uma área a cerca de duas horas de caminhada do começo da trilha. O cão estava sozinho, perto do trajeto da trilha. Portanto, eles decidiram então chamar o helicóptero para pegar o cachorro.
Quando estavam levando o cão pelo ar, os bombeiros notaram que havia um objeto a cerca de 20 metros do local onde ele estava.
Os bombeiros voltaram ao lugar e descobriram que o objeto era uma mochila. Logo após o achado, eles procuraram a mulher na região e a encontraram a cerca de 100 metros, em uma região com muita vegetação. Por fim, ela foi resgatada por helicóptero e levada para um hospital.
Não é guerra, mas é uma honra – EUA e os Houthis
Os Estados Unidos fizeram mais ataques contra os Houthis, do Iêmen. Os americanos destruíram dois mísseis do grupo que eram uma ameaça contra cargueiros na região do Mar Vermelho.
Posteriormente, as Forças Armadas dos EUA disseram que o país não está em guerra contra os Houthis.
Joe Biden, o presidente dos EUA, disse que os americanos vão continuar a atacar mesmo se isso não estiver impedido os Houthis de dispararem mísseis contra cargueiros no Mar Vermelho. “Eles (os ataques contra alvos no Iêmen) estão parando os Houthis? Não. Eles vão continuar? Sim”, disse Biden.
Ao mesmo tempo, o líder dos Houthis diz que confrontos diretos com EUA são ‘grande honra’.
Abdul Malik al-Houthi, comandante do grupo rebelde do Iêmen que tem sido alvo de bombardeios do Exército norte-americno, disse que ataques a cargueiros do Ocidente no Mar Vermelho também seguirão acontecendo e que as ações dos EUA “não nos assustam, não nos afetam ou nos perturbam”.
Mais apoio à África do Sul – México e Chile
México e Chile apresentaram, nesta quinta-feira (18), um pedido de investigação no Tribunal Penal Internacional sobre possíveis crimes de guerra no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, informaram ambos os governos.
O TPI é uma instância diferente da Corte Internacional de Justiça, onde a África do Sul acusou Israel de genocídio, em ação apoiada pelo Brasil. O TPI geralmente lida com a responsabilização de indivíduos por crimes internacionais.
Segundo dados do Hamas, a ofensiva israelense até agora resultou em 24.620 mortes.