Grupo Planalto de comunicação

Defesa Civil estadual realiza reunião de avaliação do primeiro semestre de 2025 No encontro, cada regional teve a oportunidade de apresentar as ações executadas e as metas alcançadas

Foto: Ascom/Defesa Civil

A Casa Militar, por meio da subchefia de Proteção e Defesa Civil, realizou, na quinta-feira (21/8), uma reunião de gestão estratégica para avaliar as ações do primeiro semestre de 2025. O encontro ocorreu no Auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias, em Porto Alegre, e contou com a participação das dez Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil do Estado.

Durante o evento, cada regional teve a oportunidade de apresentar as ações executadas e as metas alcançadas referentes ao primeiro semestre deste ano. Indicadores de desempenho também foram apontados, juntamente de outras informações pertinentes a cada coordenadoria.

“Fechamos o primeiro semestre com este novo efetivo, reforçado para enfrentarmos os desafios provenientes dos desastres. Hoje, temos um suporte maior a oferecer aos municípios e, por consequência, uma maior capacidade de proteção à nossa população. Momentos de troca e alinhamento, como o de hoje, são essenciais para que possamos voltar aos nossos postos com energia e metas renovadas para cumprir nossos propósitos”, afirmou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

Balanço das atividades 

As orientações para as ações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e seus departamentos e coordenadorias vinculados para 2025 já acompanhavam diretrizes e objetivos constantes na Política Estadual de Proteção e Defesa Civil.

As ações nas Coordenadorias Regionais foram pautadas com foco na elaboração e atualização de Planos de Contingência (PLANCON), avaliação de áreas e estruturas de risco, orientação sobre decretação de emergência ou estado de calamidade, suporte técnico individualizado aos gestores municipais, dentre outras missões.

Informações da produtividade da 2ª Coordenadoria: 

A 2ª Crepdec, com sede em Passo Fundo, tem 70 municípios em sua área de abrangência e seis integrantes em seu efetivo. No primeiro semestre de 2025, 86 ocorrências de desastres naturais foram registradas. Também foram realizadas 18 visitas técnicas para interlocução direta com os municípios, além de 25 palestras ministradas.

Facebook
Twitter
WhatsApp