As prefeituras de Água Santa e Tapejara, em parceria com as associações comerciais, industriais, de serviços e do agronegócio dos municípios (Acisat e Aciságua), realizaram nesta sexta-feira (11) um encontro regional para reivindicar celeridade na pavimentação asfáltica da ERS-428, no trecho de 12 quilômetros de estrada de chão que liga os munícipios no Norte do estado. “Juntos sonhamos. Juntos conquistamos”, foi a mensagem central do evento que reuniu parlamentares, representantes do governo estadual, dezenas de autoridades e lideranças da região que discutiram as alternativas para avançar na pavimentação do trecho que permite acesso à BR-285, uma das principais rodovias estaduais, facilitando o escoamento da intensa produtividade que há na região – somente em Tapejara são mais de 250 indústrias e cerca de 650 propriedades rurais.
O deputado estadual Paparico Bacchi (PL) participou da solenidade e destacou que o governador Eduardo Leite anunciou em 2020 o investimento no projeto de pavimentação, atendendo ao pedido de prioridade feito pelo parlamentar em 2019 – demanda aguardada pela comunidade regional desde 2009. “Enquanto parlamentar da região, fiz o dever de casa e cumpri a missão de interceder por expressivos investimentos nas regiões Nordeste e no Alto Uruguai. Fui efetivo nas mais profundas reformas administrativas que o Rio Grande do Sul já teve. Cortamos privilégios como a vergonha da aposentadoria especial dos deputados. Ajudamos o governo a colocar as contas em dia, enfrentando temas complexos com intenso corporativismo e quebramos o paradigma em importantes privatizações. Assim, foi possível retomar investimentos em infraestrutura, saúde e demais ações necessárias para impulsionar o desenvolvimento econômico regional e proporcionar mais qualidade de vida ao cidadão”, salientou o parlamentar.
Sem projeto, não há obra
Na solenidade, Paparico Bacchi reforçou que o governo só tem condições de investir na pavimentação após a conclusão do projeto de engenharia. “Hoje, celebramos a grande conquista da pavimentação asfáltica na ERS-430, no trecho entre Tapejara e Charrua, pois neste trecho já havia projeto. Por isso, quando assumi o mandato em 2019, reivindiquei ao governador a prioridade na elaboração do projeto referente ao trecho entre Água Santa e Tapejara, na ERS-428. O projeto está em andamento desde 2020 e agora, com o expressivo recurso que entra no caixa do governo a partir da privatização da Corsan, vamos cobrar que se realize a obra de pavimentação”, destacou o deputado.