A campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, busca conscientizar a população sobre a importância de realizar medidas de proteção para prevenir o câncer de pele. Em Passo Fundo, atendimentos gratuitos serão oferecidos neste sábado, 2 de dezembro, a partir das 9h.
Serão distribuídas 200 fichas por ordem de chegada para atendimentos dermatológicos de verificação de lesões suspeitas. Integrantes do projeto de extensão Amigos da Pele, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e da Liga Acadêmica de Dermatologia da Escola de Medicina da UPF estarão orientando a comunidade sobre a importância da prevenção e distribuindo amostras de protetor solar. A ação ocorre no ambulatório da Residência de Dermatologia do HSVP/UFFS, localizado no antigo Quartel do Exército, na Rua Teixeira Soares.
Brasil registra 185 mil novos casos por ano
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer da pele, o que representa 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, alguns fatores podem elevar o risco de câncer de pele, como ter alguém na família que tem ou já teve câncer da pele; já ter tido muitas queimaduras de sol durante a vida, daquelas que deixam a pele muito vermelha e ardendo; ter muitas sardas ou pintas pelo corpo; ter a pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol e nunca bronzeia; já ter tido câncer da pele; e ter mais de 65 anos.