Grupo Planalto de comunicação

Dia da Segurança do Paciente: conheça os 7 protocolos do Hospital de Clínicas O dia 17 de setembro é lembrado como o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Foto: divulgação
A Organização Mundial da Saúde estabelece seis metas globais para a segurança do paciente, considerando as áreas onde podem ocorrer maior quantidade de eventos adversos e impacto nos atendimentos.
São elas: a identificação do paciente, a comunicação entre os profissionais de saúde, a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos e a prevenção de quedas e lesões por pressão. Esta definição permite que as equipes trabalhem com foco em áreas prioritárias.
A transfusão segura de sangue e hemocomponentes é uma meta adicional incorporada pelo HCPF aos processos internos. Ela corresponde a 7ª meta de segurança do paciente vigente na instituição.
O biólogo da Agência Transfusional da instituição, Vagner Albuquerque destaca a importância da atenção específica às transfusões sanguíneas.
“A transfusão de sangue é o enxerto celular mais realizado no mundo. Contudo, apresenta em si o risco de compatibilidade (histológica/imunológica) e sanitária (sorológica). Esta meta tem o objetivo de diminuir o risco de transfusões incompatíveis e monitorar possíveis efeitos adversos.” pontuou.
Todos os setores da instituição participam do fluxo que envolve a meta de segurança. “A transfusão é um processo multidisciplinar que inicia com a correta indicação do hemocomponente pelo médico, passa pelas análises clínicas e culmina com a instalação e acompanhamento da infusão pela equipe de enfermagem. É de vital importância que todos os envolvidos no processo conheçam, entendam e se engajem nos processos.” complementa Vagner.
Para garantir a segurança do paciente, a transfusão de sangue e hemocomponentes passa por diversas etapas. “A identificação correta dos pacientes, realização de exames pré-transfusionais com alta sensibilidade, dupla checagem beira-leito pré-instalação do componente a ser instalado são as principais barreiras para diminuir os riscos relacionados à infusão de sangue e hemocomponentes.”
O dia 17 de setembro é lembrado como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A campanha visa divulgar informações sobre a segurança do paciente no ambiente hospitalar, incentivando a conscientização de todos os envolvidos neste contexto: profissionais de saúde, pacientes, família ou cuidadores.
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais