Grupo Planalto de comunicação

Dia de Santo Antônio: padroeiro dos casamentos, dos pãezinhos e das coisas perdidas Data é celebrada com fé e devoção em diversas comunidades da região

Nesta sexta-feira, 13 de junho, é celebrado o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares do cristianismo. Conhecido como o padroeiro dos casamentos, dos pãezinhos e das coisas perdidas, Santo Antônio é venerado por milhões de fiéis em todo o mundo e, especialmente, na região de Passo Fundo, onde diversas comunidades carregam seu nome e cultivam a devoção ao santo.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195, com o nome de Fernando Antônio de Bulhões. Tornou-se frade franciscano e destacou-se por sua sabedoria, oratória e dedicação aos mais necessitados. Faleceu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos, e foi canonizado apenas um ano depois, devido aos inúmeros milagres atribuídos à sua intercessão. É por isso que também é conhecido como Santo Antônio de Pádua.

Entre as principais características atribuídas a ele estão os dons da pregação, da cura e da reconciliação. É comum que seus devotos peçam sua ajuda para encontrar objetos perdidos, fortalecer a fé, buscar auxílio em momentos difíceis e, especialmente, interceder por relacionamentos amorosos e casamentos felizes.

Em muitas cidades da região, o Dia de Santo Antônio é marcado por missas, procissões e celebrações comunitárias. A distribuição dos tradicionais “pãezinhos de Santo Antônio”, símbolo da partilha e da fé, também é uma prática comum nesta data.

Em Passo Fundo, a Paróquia Santo Antônio do Bairro Petrópolis celebra o padroeiro com uma missa especial nesta quinta-feira, às 19h, que também contará com a realização de um casamento. A festa do padroeiro foi realizada no último domingo, dia 8, e reuniu moradores em uma programação com celebração religiosa, almoço e reunião dançante.

O seu nome está presente também em várias comunidades da cidade, como na capela do Bairro Ricci.

O nome de Santo Antônio foi escolhido também para as paróquias, ainda, de Santo Antônio do Palma, Evangelista (Casca), Gentil, União da Serra, Guaporé, Camargo e Água Santa/Santa Cecília.

Facebook
Twitter
WhatsApp