Grupo Planalto de comunicação

Dia do Livro Infantil marca as aulas inaugurais de Projetos Literários, no Colégio Notre Dame

No dia dedicado àquele que, com seus personagens surpreendentes, foi o precursor da Literatura Infantil no Brasil, dois novos projetos de incentivo à leitura tiveram suas aulas inaugurais, no Colégio Notre Dame. Em homenagem à Monteiro Lobato, o dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil e para comemorar a instituição de ensino estimulou seus estudantes de 2º Ano do Ensino Fundamental e Nível III da Educação Infantil a tornarem-se leitores assíduos, através dos lançamentos de dois projetos pedagógicos que se estenderão ao longo de todo o ano letivo.

Enquanto os pequenos estudantes de cinco anos de idade foram surpreendidos por um acrobata que se equilibrava sobre pernas de pau, numa alusão à obra que irá nortear as atividades literárias do primeiro semestre letivo; os de sete participavam de um bate-papo com a ilustradora de um dos livros já lidos, nestes primeiros dois meses de aulas.

No pátio, com os pescoços inclinados para o alto e os olhares surpresos, os estudantes eram apresentados à “Por enquanto Sou Peq ueno”, título de autoria de Pedro Bandeira – escritor que visitará o Colégio neste ano. A obra será tema de atividades diversas de leitura e socialização que acontecerão em sala de aula ou na companhia dos familiares.

Já, no auditório, os vários dedos levantados sinalizavam quantas perguntas a presença da professora universitária e ilustradora, Maria Goreti Betencourt, suscitava, pois ela deu forma e cor às “Aventuras e Desventuras de Gali-Leu”, nas páginas do livro que integra a Sacola Literária das quatro turmas de 2º Ano. O projeto de estimulo à formação leitora propõe que, semanalmente, a obra que recheia a sacola literária, que cada um dos estudantes recebeu nesta tarde, seja trocada entre os colegas. Neste rodízio de leituras, a cada semana, um estudante por turma é sorteado para representar artisticamente o enredo da obra literária e socializar com os colegas.

Ambos os projetos pedagógicos integram o Projeto de Leitura da Rede de Educação Notre Dame, que objetiva formar uma comunidade educativa capaz de ler e escrever em diferentes suportes e linguagens e que é desenvolvido com estudantes de todos os segmentos, educadores e colaboradores.  

Facebook
Twitter
WhatsApp